quinta-feira, fevereiro 25, 2010

A diferença do Membro e o Discípulo

O membro espera pães e peixes; o discípulo é um pescador.
O membro luta por crescer; o discípulo por reproduzir-se, preparar novos discípulos.
O membro se apóia no pastor, o Discípulo é um apoio ao pastor e toda a liderança da igreja.
O membro se ganha; o discípulo se faz.
O Membro gosta de folga, o Discípulo se sacrifica por amor a Cristo.
O membro entrega parte dos seus desejos; o discípulo entrega sua vida.
O membro espera que lhe aponte a tarefa, o discípulo é solícito em tomar a responsabilidade.
O membro murmura e reclama; o discípulo obedece e nega a si mesmo.
O membro reclama que o visitem; o discípulo visita.
O membro vale porque soma, o discípulo porque se multiplica.
O membro sonha com a igreja ideal; o discípulo se entrega para fazer a igreja real.
O membro diz: Que bonito! O discípulo: Eis-me aqui!
O membro espera o avivamento na Igreja; o discípulo é parte dele.
O membro é forte soldado na trincheira de defesa; o discípulo é um soldado invasor na trincheira do inimigo.
O membro sua meta é ganhar o céu; o Discípulo, sua meta é ganhar almas para estar com elas no céu.
O membro prega o evangelho para ganhar novos membros; o discípulo para fazer novos Discípulos.
O membro assiste sem compromisso; o Discípulo realiza.
O membro espera um reavivamento; o Discípulo é parte desse reavivamento.
O membro é condicionado pelas circunstâncias; o discípulo as aproveita para exercitar sua fé.
O membro, muitas vezes, está transtornado pelo mundo; o Discípulo, pelo poder de Deus, está transformando o mundo.
O membro é valioso; o discípulo é indispensável.
E vc é oquê? Um membro ou discípulo?

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Charles Fox Parham - Pai do Erro Pentecostal


O pentecostalismo surgiu com o norte-americano Charles Fox Parham. Foi ele quem, pela primeira vez, elaborou essa definição teológica para o movimento que sublinhava o vínculo entre o “falar em línguas” e o “batismo com o Espírito Santo”. Seus cultos eram marcados por grande êxtase, tais como, transes e o dom de evidências em novas línguas que ficou mundialmente conhecido como batismo com o Espírito Santo.
Parham, na cidade de Topenka, no Kansas, no ano de 1900, fundou Bethel Bible Collegeuma instituição que ficou conhecida pelo prática da cura divina, assistência material e espiritual a pessoas de origem humilde e que estavam dispostas a atuar como missionários.


Charles Parham acometido de depressão ausentou-se da liderança do movimento pentecostal por ele iniciado, período no qual fez viagens para tentar recuperar-se. Porém, regressando de sua viagem Parham se deparou com uma cisma dos estudantes e também de seus companheiros que disputavam a ocupação de seu lugar como diretor da Bethel Bible. Parham retoma a liderança e continua a estimular seus estudantes a alcançarem a terceira benção, foi quando em um movimeno de oração uma de suas alunas entrou em êxtase e manifestou em línguas estranhas, glossolália, nas semanas seguintes novas pessoas, inclusive Parham, alcançaram o mesmo feito.
Esse foi o estopim para o movimento da rua Azuza.
No ano de 1905 Charles Parham muda-se para Huston, no Texas, onde funda um nova escola biblíca, onde teve como um de seus alunos William Seymour, um negro filho de ex-escravos, era obrigado por Parham a assitir as aulas sentado numa cadeira no corredor.

A contribuição do pregador Seymour foi essencial, pois, se não fosse por ele, talvez o pentecostalismo de Parham não tivesse passado de boatos. Daí para frente, Seymour se tornou o grande anunciador do movimento pentecostal. Em 1906, seus ensinos sobre as práticas de falar palavras desconhecidas trouxe grande quantidade de adeptos ao pentecostalismo e, dois anos mais tarde, sua igreja já mandava missionários para 25 países.
Parham durante 5 anos atuou como pastor de uma igreja metodista, sua decisão em abandonar esta igreja estava na crença pessoal na cura divina. Parham é um dos fundadores da Assembléia de Deus nos Estados Unidos, a maior denominação pentecostal do Brasil e também do mundo.
Parham se envolveu em escandalos de sodomia e afastou-se da liderança do grupo religioso por ele fundado, coube a Willian Seymour assumir a liderança dos membros da igreja de Parham. Charles Fox Parham também é bastante criticado por suas ligações com a maçonaria, a Ku Klux Klan e também pela seu racismo não disfarçado.
O advento da rua Azuza, de fato, estava exercendo profunda força, tanto centrípeta como centrífuga, no mundo protestante. Funcionava como um potente imã, atraindo líderes de diversos segmentos do protestantismo que desejavam conhecer o que estava ocorrendo ali. E também como centro irradiador da mensagem pentecostal, enviando grupos para diversas localidades do país e do mundo.
O pentecostalismo chegou ao Brasil trazido por operários imigrantes. Primeiro em 1910, pelo italiano Louis Francescon, fundador da Congregação Cristã no Brasil, e, Logo em seguida, em 1911, pelos suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, fundadores da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Foi expressiva também a contribuição da missionária Aimee Semple McPherson, fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular, iniciada no Brasil em 1951 pelo pastor Harold Edwin Willians. Todos eles, sem distinção, foram influenciados pelo avivamento da rua Azuza.
Enquanto isso, Seymour Continuou seu pastorado na rua Azuza até sua morte, em 28 de setembro de 1922. O edifício da igreja onde tudo começou foi destruído poucos anos mais tarde.Todavia, quando isso ocorreu, a chama pentecostal já havia atravessado fronteiras. Fonte: Wikipédia

Por que todos querem assistir Avatar?

Quase uma década sendo criado. Mais de 400 milhões de dólares consumidos entre orçamento de produção, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e marketing. O primeiro longa-metragem de ficção do “Rei do Mundo” desde o campeão imbatível de bilheteria Titanic (1997). Tudo o que cerca Avatar (2009) é superlativo.
(…)
O diretor, roteirista e produtor James Cameron entrega um produto à altura de toda a expectativa criada. Pandora, o mundo alienígena que ele imaginou, respira nas telas. Cada planta, cada criatura, cada ecossistema parecem reais, como se desenvolvidos por botânicos ou geneticistas. O nível de detalhes (prepare-se para espantar mosquitos da tela) é embasbacante, impossível de ser absorvido em apenas uma visita.
O universo mágico de Avatar, criado por James Cameron, tem maravilhado milhares de pessoas. Muitas delas se sentiram tão preenchidas pelo mundo criado pelo diretor que não conseguem ver mais sentido na vida real, caindo em depressão conforme noticiado por Michelson Borges em seu blog.
A relação de harmonia entre o ecossistema do planeta Pandora e seus habitantes inteligentes, os Na’Vi, trazem uma reflexão aos espectadores sobre a necessidade de paz de espírito combinado com uma boa relação com a natureza. Conforme comentado por Michelson, essa sensação demonstra a saudade que o ser humano tem do Céu, mesmo sem conhecê-lo.
Percebemos que apesar das promessas de um Novo Céu e uma Nova Terra feitas pela Bíblia, o ser humano prefere criar o seu próprio lugar perfeito e não sente necessidade de um Deus para trazer tal dádiva.
Analisando de forma mais criteriosa o enredo do filme, também percebemos lamentavelmente que na verdade os seres humanos sentem a necessidade não de receber pacificamente este mundo maravilhoso, mas de lutar por ele, esmagando quaisquer empecilhos que possam atrapalhá-lo nesta conquista.

Este comportamento demonstra equivalência ao sentimento das nações perdidas, ao tentarem dominar a Nova Jerusalém, conforme descrito em Apocalipse 20:
7 Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão
8 e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar.
9 Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.
Deus por meio da Sua Palavra nos descreve as maravilhas do Novo Lar que tem nos preparado. Com certeza será muito mais belo que o mundo de Pandora e nos será dado gratuitamente, sem necessidade de luta ou disfarce, pelo próprio Filho de Deus.

Isaías 35:
1
O deserto e a terra se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso.
2 Florescerá abundantemente, jubilará de alegria e exultará; deu-se-lhes a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do SENHOR, o esplendor do nosso Deus.
7 A areia esbraseada se transformará em lagos, e a terra sedenta, em mananciais de águas; onde outrora viviam os chacais, crescerá a erva com canas e juncos.
Também nos dará um novo corpo, transformado e perfeito, sem manchas nem máculas, para vivermos eternamente ao Seu lado no Céu.
Filipenses 3:21
o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.
I Coríntios 15
51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Não há necessidade de sentir depressão por não alcançar um mundo perfeito como Pandora. Cristo já está preparando nossas moradas, onde poderemos desfrutar de uma natureza perfeita e uma relação direta com Deus e suas criaturas.
Fonte: Alessandro Andrade (IASD Jovem)

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Assista aos Vídeos da Série Provai e Vede

A série de vídeos Provai e Vede já está disponível no Portal Adventista, ela apresenta relatos de pessoas, no Brasil e em outros sete países sul-americanos, que mostraram fidelidade a Deus em várias áreas da sua vida. São histórias que mostram, por exemplo, como o desapego a recursos financeiros ajuda espiritualmente, a importância de se seguir preceitos bíblicos como o descanso semanal do sábado e mesmo o cuidado com a saúde e uso das habilidades em favor da pregação das mensagens bíblicas. A série foi produzida a pedido do departamento de Mordomia Cristã da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista. A área de Mordomia Cristã foi estabelecida para ajudar a desenvolver o estímulo à espiritualidade individual de cada pessoa através de projetos, programas e ações que envolvem a adoção de comportamentos e hábitos saudáveis tanto sob o ponto de vista mental, quanto físico e emocional. [Equipe ASN, Felipe Lemos]
Para assistir aos vídeos basta clicar sobre as imagens abaixo.



Provai e vede (Jan/2010) – O Sonho de Deus

 

Ao sul do grande Vale de Mantaro, o mais bonito do Peru, onde declina majestosa a Cordilheira dos Andes, se localiza a cidade de Huancayo. Lá vive Alejandrina Huzco, que por mais de 10 anos frequentou a igreja, sem entender corretamente o plano da mordomia cristã. Uma noite, ela se deitou pensando no tema do dizimo, que tinha lido em seu estudo de meditação, bem cedo pela manhã. Foi então que um sonho marcou a sua vida espiritual. Estando no hospital onde trabalhava, um homem elegantemente vestido, se dirigiu até ela dizendo: “Alejandrina! Não estás sendo honesta Comigo, tu estás enriquecendo”. Sem entender a afirmação do senhor, ela negou dizendo não possuir nada. Assustada, Alejandrina acordou às 3 h e começou a orar pensando no que aquela pessoa havia dito. Provai e vede (Fev/2010) – Amor e Gratidão


 

Em Rio Branco, no Acre, extremo norte do Brasil, lugar de natureza exuberante, preservada em seu estado ainda primitivo, onde a Amazônia, há mais de um século, vem derramando suas lágrimas para o chamado “progresso”, vive Luiz Kleber, homem simples, trabalhador e temente a Deus.
Logo que aceitou a Jesus, descobriu a importância da fidelidade cristã na administração da vida. Começou com uma granja. Naquela época, estava completamente envolvido com três séries de evangelismo. Enquanto isso, Deus cuidava do seu negócio. Do ponto de vista humano, sua granja era igual à de todos na região, mas seu Sócio a fazia produzir muito mais.

Hoje, ele possui uma companhia de reflorestamento e, enquanto outros conseguem índices de germinação com media de 50%, seu viveiro tem índices próximos a 100%. Neste negócio, Luiz Kleber já rejeitou propostas muito lucrativas para preparar mudas de café, pimentas, etc, pois o desejo de estar ao lado de Deus falou mais alto.
Luiz descobriu como o amor e a gratidão a Deus são importantes e básicos para o crescimento da fé e que esta é a única maneira de demonstrar a gratidão a Deus. Hoje, 1/3 das suas rendas são dedicadas ao Senhor. Ele também ajuda a manter 20 alunos estudando nos colégios adventistas.

Luiz acredita que Deus tem uma proposta para o Seu povo, só necessitando que o caminho esteja desobstruído para que Ele conceda Suas bênçãos ilimitadas.
Através de sua fidelidade, Deus concedeu o privilégio a Luiz de ofertar a construção de uma igreja e levar esperança para a sua comunidade, pois ele aguarda o dia que Jesus em breve voltará.
Esta pequena igreja na Amazônia tem atualmente 10 de seus jovens estudando teologia para apressar a volta de Jesus.


Alejandrina não sentia a necessidade de devolver os dízimos ao Senhor, porque não o entendia. Participou do Programa “40 madrugadas com Deus”, e chegou a ler a apostila até a parte onde é mencionado o dízimo. “Assim como separamos o dízimo para o Senhor, também somos separados para Ele”. Essas palavras ficaram gravadas em sua memória e a fez refletir e meditar, e desde esse momento, Alejandrina começou a devolver o que era de Deus.
Quando chegou o sábado seguinte, Alejandrina testemunhou para a igreja o ocorrido. Todos se surpreenderam. Se sentindo envergonhada diante de todos, ela ficou pensando em que momento de sua vida, havia roubado o Senhor. A partir dessa data, Alejandrina se tornou verdadeiramente fiel a Deus, devolvendo com alegria o dízimo do seu salário, dos plantios, e do negócio de transporte que possui com sua família.