quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Sensação de ser superior aos outros tem razão biológica


Cientistas dizem ter descoberto mecanismos biológicos que fazem as pessoas se sentirem superiores às outras, estado chamado por eles de “ilusão de superioridade”. A ilusão, afirmam os pesquisadores, é determinada pela interação de regiões cerebrais sob a influência da dopamina. Ela está profundamente ligada à evolução humana e atinge a maioria dos indivíduos. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (25) no site da PNAS, a publicação da Academia Nacional de Ciências dos EUA. Entre as instituições responsáveis pelo estudo estão a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão e a Escola de Medicina da Universidade Stanford, nos EUA. A dopamina, neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar e prazer, tem papel de “regular” o estado de “ilusão de superioridade”, segundo os cientistas. Eles descobriram que a substância “modula” as interações entre duas áreas do cérebro - o córtex frontal e o neoestriado.

“A conexão funcional entre o córtex frontal e o neoestriado” determina os níveis de “ilusão de superioridade”, dizem os pesquisadores no estudo. “Nossa descoberta ajuda a entender como esse aspecto essencial da mente humana é biologicamente determinado, e a identificar alvos neurológicos e moleculares para o tratamento da depressão.”

Para os cientistas, a descoberta é importante para estudos futuros no combate à depressão. Pensamentos negativos sobre si mesmo são características do estado depressivo, e a ideia de sentir-se acima da média, em níveis moderados, ajuda na saúde mental.


Nota: O adultério já tinha origens biológicas (confira aqui e aqui), agora encontramos também uma desculpa para o orgulho. Seria bem melhor admitir que o pecado causou esses desequilíbrios neurológicos e esses sentimentos negativos – ampliados e piorados por um estilo de vida contrário às recomendações de Deus. Claro que os medicamentos podem ajudar em casos patológicos, mas é importante reconhecer a pecaminosidade da arrogância, do orgulho, da altivez. Deus pode mudar nosso caráter, nosso temperamento e nos conceder humildade sadia, é só pedir; é só buscar.[MB] 
Fonte: Criacionismo

sábado, fevereiro 23, 2013

O "Chifre Pequeno" de Dan. 8


Em meus seminários sobre Daniel e Apocalipse, já observei que um dos pontos mais complexos para os irmãos entenderem é a "identidade" do tal "chifre pequeno" do capítulo 8 de Daniel. Graças ao bom Deus, e ao nosso Divino Professor - a Pessoa maravilhosa do Espírito Santo, não fomos deixamos em trevas sobre este assunto, e a IASD possui todo o conhecimento histórico e teológico sobre ele.

Aproveito para colocar aqui para vocês o esboço deste tema, pois sei que muitos também devem ter dificuldades para entender e explicar esta parte da profecia. Como Adventistas, somos muito eficientes em detalhar a profecia do verso 14. Mas se não entendermos o contexto no qual este verso está inserido, ficará difícil defendermos a fé diante das heresias que existem por ai com relação ao livro de Daniel.

O CHIFRE PEQUENO

I. Quem é o chifre pequeno de Daniel 8?

O bode se engrandeceu sobremaneira; e, na sua força, quebrou-lhe o grande chifre, e em seu lugar saíram quatro chifres notáveis, para os quatro ventos do céu. De um dos chifres saiu um chifre pequeno e se tornou muito forte para o sul, para o oriente e para a terra gloriosa. Cresceu até atingir o exército dos céus; a alguns do exército e das estrelas lançou por terra e os pisou. Sim, engrandeceu-se até ao príncipe do exército; dele tirou o sacrifício diário e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo. O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou. Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados? Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.” – Dan. 8:8-14.

O bode de que trata a profecia é a Grécia (vv. 21-22). Os 4 chifres notáveis do império grego foram os 4 generais que sucederam Alexandre, o Grande: Ptolomeu, Cassandro, Lisímaco e Selêuco.

Na versão Almeida Revista e Atualizada (uma das mais utilizadas no Brasil), o v. 9 começa com a expressão: “de um dos chifres”. Porém, o texto original traz o seguinte: “de um deles”. Esta tradução é confirmada pela respeitada King James Version, em inglês. Ou seja, a palavra "chifres" foi acrescentada na tradução para a nossa língua, mas não consta no original no qual o texto foi escrito.

É importante analisarmos o detalhe acima, porque o texto em português dá a entender que o chifre pequeno surgiu “dos outros 4 chifres”, ou seja, ele seria proveniente do império grego. Os que defendem esta teoria (os chamados preteristas), como a maioria dos evangélicos e católicos, baseados também neste equívoco de tradução, dizem que este chifre pequeno é representado por ANTÍOCO EPIFÂNIO. Eles apresentam os seguintes argumentos:

a) Antíoco foi um rei selêucida - Como membro desta dinastia de reis, ele surgiu de um dos 4 chifres mencionados em Dn 8:8, pois esta foi a origem do chifre pequeno.
b) A sucessão de Antíoco foi irregular - Este argumento está baseado no v. 24 do cap. 8.
c) Antíoco perseguiu os judeus.
d) Ele contaminou o templo de Jerusalém e interrompeu seus serviços.

Porém, um estudo mais acurado da Bíblia e da História nos mostra que Antíoco não satisfaz os requisitos para o poder representado pelo chifre pequeno de Daniel. A natureza do chifre pequeno rejeita Antíoco como sua identidade:

a) Grandeza comparativa do chifre pequeno - Antíoco jamais atingiu tão grande poder quanto o que é descrito relacionado ao chifre pequeno. O verbo “engrandecer” (GADAL) aparece somente uma vez em relação com à Pérsia e somente uma vez com relação à Grécia. Porém, aparece 3 vezes relacionando-se ao chifre pequeno. Mostra-se, assim, que o chifre teria um poder progressivo e crescente, até o tempo do fim (vv. 17, 19, 26).
b) Atividades do chifre pequeno - conquistas e atividades anti-templo muito maiores que as realizadas por Antíoco.
c) Fatores de tempo para o chifre pequeno - origem, duração, fim. Antíoco reinou por alguns anos (de 175 a.C. até 164/3 a.C.), porém o chifre pequeno tem seu reinado até dias bem posteriores a estes (8:17, 19, 26). Ele era o 8º de uma dinastia de mais de 20 reis selêucidas.
d) Natureza do chifre pequeno - conforme a profecia, este chifre seria “quebrado sem esforço de mãos humanas” (v. 25). Isto mostra a maneira singular com que o chifre seria derrotado. Ou seja, o próprio Deus intervirá para colocar um fim à perseguição de Seu povo, produzida por este poder blasfemo e arrogante. O que não ocorreu com Antíoco, que morreu de causas naturais durante uma campanha pelo Oriente.
e) Origem do chifre pequeno - como mencionado acima, há um problema na tradução do início do verso 9, pois o original hebraico afirma que o chifre pequeno sairia “de um deles”, fazendo referência aos 4 ventos citados no final do verso 8.

A tradução correta do início do v. 9 (ou seja, "de um deles"), sugere que o chifre pequeno sairia de um dos 4 "ventos" (é só ler o final do v. 8), ou seja, de um dos 4 pontos cardeais. Roma veio do lado Oeste, e cumpre todos os demais requisitos para que o chifre pequeno seja identificado com sua fase pagã e papal, principalmente.

II. Algumas Características Importantes (Dn 8:19-26)

1. Ele sobe no meio dos 10 chifres do animal, após derrubar 3 deles – o chifre surgiria do império romano, e abateria 3 dos 10 reinos que formaram este império (foram 3 destes 4 reinos: Visigodos, Vândalos, Hérulos e Ostrogodos) - Dan. 7:20.
2. Ele possuía olhos, como os de homem, bem como uma boca “arrogante” e “insolente” – o poder representado pelo chifre pequeno é um poder temporal, religioso e com pensamentos arrogantes e orgulhosos relativos ao seu alcance de dominação mundial.
3. O chifre pequeno parecia mais “robusto” do que os seus “companheiros” – ele conseguiria em certo momento dominar até mesmo o poder temporal, bem como o religioso.
4. Fazia guerra contra os santos e prevalecia contra eles – seria um perseguidor daqueles que desejassem permanecer fiéis às leis de Deus, e rejeitarem a contrafação que o chifre pequeno apresentaria ao mundo.
5. Proferiria palavras contra Deus – sua pretensão seria tal que até mesmo as prerrogativas divinas este poder tomaria para si.
6. Magoaria os santos de Deus – a perseguição seria feroz e grande.
7. Mudaria os tempos e a lei – o sábado da lei de Deus seria alterado por um outro dia de guarda, em obediência total ao poder do chifre pequeno.
8. Dominaria os santos por 3,5 tempos (ou seja, por 1260 anos - cf. Dn 4:16, 23, 25, 32; 7:25; 11:13; 12:7; Ap 11:2, 3; 12:6, 13; 13:5) - durante este período de tempo, os santos estariam quase que totalmente à mercê das sangrentas perseguições do chifre pequeno (isso ocorreu de 538 d.C. a 1798 d.C.).
9. Seria julgado pelo tribunal divino, e destruído – chegará o momento em que Deus mesmo intervirá definitivamente, e o chifre pequeno, com todos os seus seguidores, será destruído ante a autoridade do Deus Eterno.

Não há como fugir da realidade histórica de que apenas um poder encaixa-se nas características reveladas em Daniel sobre a identidade do chifre pequeno: ROMA, em suas fases pagã e papal. Vejamos porque:

1. Veio após o império grego;
2. Foi um poder forte e dominador;
3. Conseguiu prevalecer sobre o reino temporal e religioso;
4. Dominou quase todo o mundo por 1260 anos de perseguição religiosa;
5. Colocou um sistema de mediação para obscurecer o sistema do Santuário de Israel;
6. Proferiu blasfêmias e arrogâncias, ostentando-se como possuidor das prerrogativas da Divindade;
7. Alterou a Lei de Deus, exatamente no elemento de tempo desta lei – o sábado (Êx 20:8-11).

Um exemplo da arrogância com que o chifre pequeno tenta usurpar as prerrogativas que só pertencem a Deus, foi demonstrado aqui no Brasil, em 01 de maio de 2004, quando o então pontífice católico romano “concedeu” perdão total aos pecados de todos os brasileiros devotos de “Nossa Senhora Aparecida” (a cópia transcrita da reportagem, exibida por um telejornal de grande audiência no País, está em meus arquivos). Quer blasfêmia mais arrogante do que esta?!

Isso ainda é pouco para as pretensões do chifre pequeno de Daniel... muito mais ainda está para vir... é só aguardar.

Mais uma vez, os Adventistas saem ganhando por utilizarem o mesmo método que Jesus utilizava para interpretar as Escrituras, ou seja, o MÉTODO GRAMÁTICO-HISTÓRICO, que permite que a própria Bíblia se revele no estudo da História das nações.

Os preteristas (católicos ou evangélicos), que colocam os cumprimentos de Daniel e doApocalipse, quase que totalmente no passado; e os futuristas (católicos ou evangélicos), que os colocam no futuro, não resistem a um estudo cuidadoso e profundo das profecias.

Vivemos no limiar dos últimos dias, quando aquela “pedra” de Daniel 2 será jogada dos céus, e um Reino Eterno será instituído, cujo poder e autoridade permanecerão pelos séculos dos séculos.

Amém!

"Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro. Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente" (Dan. 12:1-3).
Por Gilson Medeiros

Cafeína: o assassino da inteligência emocional


A dica de hoje para aumentar sua inteligência emocional é a mais simples e direta que você poderia receber. Para muitas pessoas, essa dica pode ter um impacto sobre sua inteligência emocional (IE) maior do que qualquer outra coisa. O truque? Você tem que cortar o consumo de cafeína e, como qualquer consumidor de cafeína pode atestar, é mais fácil falar do que fazer. A maioria das pessoas começa a beber cafeína porque ela faz com que elas se sintam mais alertas, além de melhorar o humor. Muitos estudos sugerem que a cafeína realmente melhora o desempenho de tarefas cognitivas (memória, atenção, etc.) no curto prazo. Infelizmente, esses estudos não levam em conta os hábitos de consumo de cafeína dos participantes. Uma nova pesquisa da Johns Hopkins Medical School mostra que o aumento do desempenho devido à ingestão de cafeína ocorre porque seus consumidores experimentam uma reversão de curto prazo da retirada da droga. 

Controlando o uso de cafeína nos participantes do estudo, os pesquisadores da Johns Hopkins descobriram que a melhora de desempenho relacionada a ela é inexistente sem sua retirada. Em essência, a saída da cafeína reduz seu desempenho cognitivo e tem um impacto negativo sobre o humor. A única maneira de voltar ao normal é bebendo mais cafeína, o que dá a impressão de que ela o está levando novamente às alturas. Na realidade, porém, a cafeína só está levando seu desempenho de volta ao normal e por um curto período.
 
Beber cafeína provoca a liberação de adrenalina. A adrenalina é a fonte da resposta “bater ou correr”, um mecanismo de sobrevivência que o obriga a se levantar e lutar ou correr para as montanhas, quando confrontado com uma ameaça. O mecanismo de luta ou fuga evita o pensamento racional em favor de uma resposta mais rápida. Isso é ótimo quando um urso o está perseguindo, mas não tão bom quando você está respondendo a um e-mail breve. Quando a cafeína coloca seu cérebro e seu corpo dentro desse estado hiperestimulado, suas emoções assumem o controle do comportamento.

Irritabilidade e ansiedade são os efeitos emocionais da cafeína mais comumente vistos, mas, na verdade, a cafeína permite que todas as suas emoções assumam o comando.

Os efeitos negativos de uma onda de adrenalina gerada pela cafeína não são apenas comportamentais. Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, descobriram que grandes doses de cafeína aumentam a pressão sanguínea, estimulam o coração e produzem respiração rápida e superficial, o que os leitores de Inteligência Emocional 2.0 sabem que priva o cérebro do oxigênio necessário para manter seu pensamento calmo e racional.

Quando você dorme, seu cérebro literalmente se recarrega, embaralhando as memórias do dia e armazenando ou descartando-as (o que provoca os sonhos), de modo que você acorda alerta e lúcido. Seu autocontrole, sua atenção e memória são reduzidos quando você não tem a quantidade suficiente – ou o tipo correto – de sono. Seu cérebro é muito volúvel quando se trata de dormir. Para você acordar se sentindo descansado, o cérebro precisa se mover através de uma série elaborada de ciclos. Reduzindo sua ingestão de cafeína, você pode colaborar com esse processo e melhorar a qualidade do sono.

Aqui está por que você vai querer fazer isso: a cafeína tem um prazo de seis horas de meia-vida, o que significa que ela terá um total de 24 horas para percorrer o caminho para fora do seu sistema. Tome uma xícara de café às oito da manhã e você ainda terá 25% da cafeína em seu corpo às oito da noite. Qualquer bebida com cafeína que você beber depois do almoço ainda terá 50% do seu efeito total na hora de dormir. Qualquer cafeína em sua corrente sanguínea – e os efeitos negativos aumentam conforme a dose – tornará mais difícil pegar no sono.

Quando você finalmente cair no sono, o pior ainda estará por vir. A cafeína atrapalha a qualidade do seu sono, por reduzir o movimento rápido dos olhos (REM), o sono profundo, quando seu corpo se recupera e processa emoções. Quando a cafeína perturba seu sono, você acorda no dia seguinte com uma desvantagem emocional. Naturalmente, você vai ser inclinado a pegar uma xícara de café ou uma bebida energética para tentar se sentir melhor. A cafeína produz picos de adrenalina, o que provoca sua desvantagem emocional. 

Cafeína e falta de sono deixa você se sentindo cansado na parte da tarde, assim você bebe mais cafeína, o que deixará ainda mais da substância em sua corrente sanguínea na hora de dormir. Cafeína muito rapidamente cria um ciclo vicioso.

Como qualquer estimulante, a cafeína é fisiológica e psicologicamente viciante. Se você optar por reduzir seu consumo de cafeína, deve fazê-lo lentamente sob a orientação de um profissional médico qualificado. Os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins descobriram que a retirada da cafeína provoca dor de cabeça, fadiga, sonolência e dificuldade de concentração. Algumas pessoas relatam sentir sintomas de gripe, depressão e ansiedade depois de reduzir o consumo por tão pouco como uma xícara por dia. 

Lentamente, afinando sua dose de cafeína por dia, pode reduzir consideravelmente os sintomas de abstinência.
(Forbes; tradução: Tomaz A. de Jesus)
Via Literalmente Verdade

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Paula Fernandes declara ser espírita e causa polêmica


Quase um mês após declarar no programa Show Business, comandado por João Dória Jr., que segue a religião espírita, Paula Fernandes está sendo alvo de retaliação de um grupo isolado de testemunhas de Jeová, que iniciou um pequeno movimento contra a cantora nas redes sociais. Na entrevista, Paula faz questão de ressaltar seu respeito por todas as religiões, mas conta por que escolheu o espiritismo: “Eu acho que a gente nunca está sozinho. Não tem condições, eu não componho sozinha. No momento em que estou escrevendo alguma coisa, às vezes, eu leio e tem palavras que eu não conheço, que eu não sei o significado. Então, de onde vem isso?”, declarou a artista.

Foi o bastante para as críticas começarem a surgir. Tanto que, [na] terça-feira (19), Paula usou seu Twitter para desabafar e acabar de vez com a polêmica. “Respeito ou preconceito? O que a Bíblia prega? Viva a liberdade de expressão”, escreveu em sua página.

À Contigo! Online, a cantora reforçou o discurso sobre o livre-arbítrio. “O respeito é um exercício diário difundido pela Bíblia. Preconceito é algo que devemos evitar e, quem sabe, substituir por conhecimento e compreensão!”, disse, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que contou ter recebido e-mails de testemunhas de Jeová contrárias ao movimento.


Nota: Quem somos nós para julgar a sinceridade da cantora (ou de qualquer outro ser humano)? Só Deus conhece o coração. Também não se pode criticar a liberdade de expressão que a lei garante a ela e a qualquer outra pessoa – inclusive às testemunhas de Jeová que espalham livremente suas publicações nas quais rebaixam a pessoa de Jesus (afirmando não ser Ele Deus), “dissolvem” a pessoa do Espírito Santo (dizendo ser Ele apenas uma “força ativa”) e condenam a transfusão de sangue, entre outros conceitos antibíblicos e anticristãos. De fato, não podemos condenar a liberdade (pois todos nos beneficiamos dela) e as pessoas que fazem uso dela para se expressar, mas podemos destacar a incoerência dos que se dizem cristãos e consomem produtos midiáticos que atentam contra os princípios cristãos. É incoerente quem se diz cristão e assiste a filmes que exaltam o erotismo, a violência, o secularismo e o consumismo. É incoerente o cristão assiste a novelas carregadas de triângulos amorosos, adultério, consumo de álcool, desonestidade, etc. e reclama quando esses folhetins debocham de um personagem evangélico, por exemplo! E é incoerente o cristão que, conhecedor do que a Bíblia ensina sobre o estado do ser humano na morte, decide escutar músicas de quem declara abertamente ser inspirado por “espíritos” (e Paula não é a única). Cada um recorre à fonte de que mais gosta, por isso, o verdadeiro cristão somente ouvirá músicas que edificam o caráter e refinam o espírito. Mas, sobretudo, ouvirá, assistirá, lerá material de fonte insuspeita. Na dúvida, escolha ouvir BOAS músicas cristãs.[MB]

Fonte: Criacionismo

sábado, fevereiro 16, 2013

Cristo, a palavra eterna


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. João 1:1-3.
Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai — um em natureza, caráter, propósito — o único ser que poderia penetrar em todos os conselhos e propósitos de Deus. “O Seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6. Suas “origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Miquéias 5:2. E o Filho de Deus declara a respeito de Si mesmo: “O Senhor Me possuiu no princípio de Seus caminhos e antes de Suas obras mais antigas. … Quando compunha os fundamentos da Terra, então, Eu estava com Ele e era Seu aluno; e era cada dia as Suas delícias, folgando perante Ele em todo o tempo”. Provérbios 8:22-30.
Pai operou por Seu Filho na criação de todos os seres celestiais. “NEle foram criadas todas as coisas, … sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele.” Colossences 1:16. Os anjos são ministros de Deus, radiantes pela luz que sempre flui de Sua presença, e rápidos no vôo para executarem Sua vontade. Mas o Filho, o Ungido de Deus, “a expressa imagem de Sua pessoa”, o “resplendor da Sua glória”, “sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder”, (Hebreus 1:3) tem a supremacia sobre todos eles. “Um trono de glória, posto bem alto desde o princípio”, (Jeremias 17:12) foi o lugar de Seu santuário; “cetro de eqüidade é o cetro do Teu reino.” Hebreus 1:8.
Cristo era, essencialmente e no mais alto sentido, Deus.
O Senhor Jesus Cristo, o divino Filho de Deus, existiu desde a eternidade, como pessoa distinta, mas um com o Pai. Era Ele a excelente glória do Céu. Era o Comandante dos seres celestes, e a homenagem e adoração dos anjos era por Ele recebida como de direito.
Há luz e glória na verdade de que Cristo era um com o Pai antes de terem sido lançados os fundamentos do mundo. … Esta verdade, infinitamente misteriosa em si, explica outros mistérios e verdades de outro modo inexplicáveis, ao mesmo tempo que se reveste de luz inacessível e incompreensível.
Ellen G. White, para Conhecê-lo, pág. 06.
Via Sétimo Dia

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Intolerância religiosa: crime inafiançável


A revista Free São Paulo (ano 2, nº 63, de 24 de janeiro) tem uma nota que ajudou a reforçar minha compreensão a respeito do conceito que vai se formando em torno das palavras “fundamentalismo” e “intolerância”, e das implicações disso para aqueles que ainda insistem em defender a verdade absoluta encontrada na Bíblia Sagrada. Segue abaixo a nota da página 4:

“Situações que ocorrem no dia a dia do nosso país nos remontam à Idade Média. Uma delas é a intolerância religiosa, que parece ter se perpetuado com o tempo. Dados preocupantes foram revelados durante a semana pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As denúncias de intolerância religiosa recebidas pelo Disque 100 cresceram mais de sete vezes em 2012, quando comparada com a estatística de 2011. Embora signifique um aumento de 625%, a própria secretaria destaca que o salto de 15 para 109 casos registrados no período, não representa a real dimensão do problema.

“Ou seja, o buraco é mais embaixo. Há muito mais denúncias que não chegam ao conhecimento do poder público, mesmo existindo a Lei 9.459, de 1997, que considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.

“O preconceito é generalizado e ele parte, muitas vezes, de grupos religiosos que acreditam ter nos seus ensinamentos a ‘verdade absoluta’. Deus é único, independente do nome que Ele receba, e a verdade nunca foi absoluta.

“A intolerância religiosa é um atraso dos mais vergonhosos e contra ele existem o ecumenismo e o respeito à crença (e até à descrença) de cada um. É inconcebível julgar alguém por aquilo que ele acredita, ou não acredita. Já é tempo de darmos um basta nesse crime.”

Nota: Você percebe como uma lei que se propõe defender a crença alheia pode se voltar contra certos religiosos? Se todos têm direito à crença e à descrença, por que não se pode crer que se tem a verdade? Por que essacrença é perigosa? E se a verdade nunca foi absoluta, como defende o texto, por que devo acreditar na verdade que eles procuram defender? Qual a base moral para a sustentação dos argumentos do texto, se o relativismo parece ser a filosofia da revista? Evidentemente que a intolerância que segrega, que incentiva a violência e o preconceito deve ser, sim, combatida. Mas isso não é novo. A religião cristã (não aquela mal vivida por falsos cristãos) há muito tempo prega o amor ao próximo, independentemente de quem seja ele e do que creia ou não. Posso ser tolerante, respeitador e não concordar com a crença alheia. Qual o problema nisso? Posso ser tolerante e não concordar com a religião água com açúcar do ecumenismo. E aí? Vão me prender por causa disso? Quem estará sendo realmente intolerante, nesse caso?[MB]

Fonte: Criacionismo

terça-feira, fevereiro 12, 2013

Bento XVI renuncia ao trono


O papa Bento 16 anunciou, nesta segunda-feira, que vai renunciar do cargo no próximo dia 28. Esta é a primeira vez em quase seis séculos que um papa renuncia ao cargo. O último fazer isso foi Gregório 12, em 1415. O papa disse em um comunicado que está "plenamente consciente da dimensão do seu gesto" e que renuncia do cargo por livre e espontânea vontade.

O porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, disse que o papa não havia renunciado por "dificuldades no papado" e que a decisão havia sido uma surpresa, indicando que mesmo os auxiliares mais próximos não sabiam que ele estava para deixar o cargo. O papa não teme uma cisão na igreja após sua renúncia, disse o porta-voz.

Ele também explicou que, de acordo com o canon pontificio (normas que regem o exercício do Papa), as condições para deixar o cargo são que o anúncio seja feito de forma livre e que a demonstração seja inequívoca. Ninguém precisa aceitar formalmente a decisão.

Lombardi informou ainda que no mês de março, provavelmente, será anunciado um novo papa. "Para a Páscoa devemos ter um novo papa, essa é a previsão que podemos fazer", disse o porta-voz, explicando sobre a fase de "Sé vacante", que será iniciada às 20h do dia 28 de fevereiro, período que a Igreja terá para anunciar o sucessor de Bento 16. Lombardi afirmou que o papa não irá participar do conclave.


NOTA: Uma notícia como essa pode gerar um certo alarmismo entre os estudantes das profecias bíblicas. Porém, até que se tenha qualquer outra evidência a respeito (se é que vai existir) essa noticia significa apenas que a Santa Sé escolherá outro bispo de Roma, que assumirá todo poder derivado daquele trono. Sim, Roma continua sendo protagonista nas profecias bíblicas, mas qualquer mudança no trono de Roma não significa com isso que seja possível marcar qualquer data para o cumprimento das demais profecias.
Por outro lado, sabendo que nada ligado ao governo de Roma acontece por acaso, o que chama a atenção é a preferência de Roma por números com significados ocultistas. Ou você acha que o dia escolhido para anunciar a renúncia (dia 11) foi por acaso? Além disso, o último dia do seu pontificado (anunciado pessoalmente em latim) acontecerá 111 dias depois (método incluso - onde o primeiro dia também é contado) de ter criado um departamento no Vaticano para promover o latim! 111 é um dos números ocultistas usados para a adoração do sol.

Fonte: Minuto Profético

Tragédia em Santa Maria: premeditada?


Entre diversas observações, algumas chocam, apontando para uma ação premeditada de influência “diabólica”. Líderes evangélicos exortam a todos que orem e apoiem os afetados pela tragédia. Informações de um texto chamado “Incêndio na boate: acidente ou sacrifício?”, no site Osilluminati.com [cuidemos com os sensacionalismos de sites dessa natureza] estão circulando na internet, detalhando “estranhas coincidências”. O texto aponta, por exemplo, que antes de começar o show, a boate Kiss postou em seu Facebook: “Hoje temos a banda gurizada, a Kiss VAI PEGAR FOGO.” Em seguida, o post foi apagado. Outras “estranhas coincidências” apontadas são o fato de que o dia do desastre, 27 de janeiro, foi o Dia Internacional em Memória do Holocausto, e que o cartaz da banda que provocou o incêndio [imagem ao lado] era de uma caveira dançando e pegando fogo. Entretanto, a “coisa mais estranha”, diz o artigo, é que a última música tocada foi “Die Young” [Morrer Jovem], da cantora Kesha, que é adoradora do deus Bafomé (assista ao clipe com símbolos explícitos).

De acordo com o texto, também, uma sobrevivente disse que viu uma mulher de vestido vermelho sorrindo para todos.

O desastre aconteceu depois que a banda Gurizada Fandangueira fez umshow pirotécnico usando um sinalizador dentro da boate. Dos integrantes da banda, apenas um morreu, os outros saíram ilesos do local em chamas.

Um internauta postou no site do Yahoo, perguntas e respostas, que o incêndio da boate foi obra do diabo, alegando que o “o nome da boate era Kiss, abreviação de Knights In Satan’s Service, ou seja, Cavaleiros a Serviço de Satanás”. “Esse incêndio foi obra do demônio. O pecado do sexo, da nudez, da bebida - todos esses aumentam o poder do diabo”, explicou o dono do post, Rafael.

Para corroborar a hipótese, no Facebook, o apóstolo João Carlos, da Igreja Apostólica Leão de Judá, em Jundiaí, afirmou que o fato de que 245 jovens serem mortos não é normal. “245 jovens foram mortos num evento no Rio Grnde do Sul [sic]. É normal morrer tantos jovens assim??? Não mil vezes não. Tudo que não é normal é espiritual.” “Amado quantos desses jovens o pai, a mãe falaram para não irem neste lugar, mas esses jovens não deram ouvidos para seus pais, a rebeldia e desobediência levou [sic] mais de 245 jovens para morte. É triste saber que o diabo matou e infelizmente vai continuar matando mais jovens ainda.”

Entretanto, comentando sobre a polêmica ao The Christian Post, o líder do movimento Eu Quero Uma Igreja, que propõe uma Nova Reforma Protestante, Ádryan Krysnamurt Edin da Luz, criticou que muitos façam “julgamentos” neste momento. “Nisso vemos como o sistema religioso cria pessoas para julgamento e falta de amor”, disse ele, em um e-mail ao CP. Apesar das diversas especulações, Ádryan afirma que o importante neste momento é que as pessoas saiam para “cuidar dos necessitados”.

“A verdadeira religião não é julgar neste momento de tanta dor, mas, sim, cuidar dos mais necessitados, dos que precisam do nosso abraço, carinho e ajuda (Tg 1:27).”

Ele rejeitou comentários ouvidos por ele como “Ah, eles estavam numa balada, boate... se estivessem numa igreja não teria ocorrido essa tragédia”, dando exemplo da tragédia da [Igreja] Renascer, quando o telhado de um templo caiu sobre 400 fieis que estavam no local.

Segundo ele, ainda que Deus não deixe faltar nada para os que são fieis a Ele, entretanto, “Ele não nos livra da dor, Ele passa conosco na dor”. “O oportunista dirá: ‘Tudo podemos; vamos arrebentar naquele que nos fortalece.’ O verdadeiro homem de Deus refutará: ‘Leia os versículos que vêm antes de Filipenses 4:13, o 11 e o 12. Sei estar abatido, isto é, enfermo, triste, depressivo, angustiado, aflito; e sei ter abundância, ou seja, estar feliz.’”

“A verdadeira vida em Jesus é: no mundo tereis aflições. Nós estamos chorando, chorando com os que choram. [...] É hora de fazermos alguma coisa! É hora de orar por eles, é hora de ajudar e demonstrar o amor que recebemos de Jesus.”

Os desastres, diz o líder cristão, bem como a fome da África, as doenças, a falta de saúde e educação são consequências dos pecados humanos, e de homens poderosos que detêm a maior parte da riqueza da Terra em suas mãos.

Ádryan exorta que todos “chorem por eles e com eles (envolvidos na tragédia), para que o Consolador conforte suas famílias. A noite vai passar; em breve não haverá mais choro, nem mais morte, nem mais dor.”

(Christian Post, via Féem Jesus)
Fonte: PortalAdvento

sábado, fevereiro 09, 2013

Jejum pode ajudar a proteger cérebro


Jejuar um ou dois dias por semana pode proteger o cérebro contra doenças degenerativas como mal de Parkinson ou de Alzheimer, segundo um estudo realizado pelo National Institute on Ageing (NIA), em Baltimore, nos Estados Unidos.“Reduzir o consumo de calorias poderia ajudar o cérebro, mas fazer isso simplesmente diminuindo o consumo de alimentos pode não ser a melhor maneira de ativar essa proteção. É provavelmente melhor alternar períodos de jejum, em que você ingere praticamente nada, com períodos em que você come o quanto quiser [melhor não comer “o quanto quiser”, mas o suficiente]”, disse Mark Mattson, líder do laboratório de neurociências do Instituto, durante o encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Vancouver. Segundo ele, seria suficiente reduzir o consumo diário para 500 calorias, o equivalente a alguns legumes e chá, duas vezes por semana, para sentir os benefícios.
 
O National Institute of Ageing baseou suas conclusões em um estudo com ratos de laboratório, no qual alguns animais receberam um mínimo de calorias em dias alternados. Esses ratos viveram duas vezes mais que os animais que se alimentaram normalmente. Mattson afirma que os ratos que comiam em dias alternados ficaram mais sensíveis à insulina - o hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue - e precisavam produzir uma quantidade menor da substância.
 
Altos níveis de insulina são normalmente associados a uma diminuição da função cerebral e a um maior risco de diabetes. Além disso, segundo o cientista, o jejum teria feito com que os animais apresentassem um maior desenvolvimento de novas células cerebrais e se mostrassem mais resistentes ao estresse, além de ter protegido os ratos dos equivalentes a doenças como mal de Parkinson e Alzheimer.
 
Segundo Mattson, a teoria também teria sido comprovada por estudos com humanos que praticam o jejum, mostrando inclusive benefícios contra a asma. “A restrição energética na dieta aumenta o tempo de vida e protege o cérebro e o sistema cardiovascular contra doenças relacionadas à idade”, disse Mattson.
 
A equipe de pesquisadores pretende agora estudar o impacto do jejum no cérebro usando ressonância magnética e outras técnicas.
 
 
Nota: Em livros como Conselhos Sobre o Regime Alimentar e Conselhos Sobre Saúde(ambos da CPB, www.cpb.com.br), há mais de cem anos, Ellen White recomenda o jejum como um aliado da saúde física e espiritual. No aspecto físico, ela diz:“A intemperança no comer é muitas vezes a causa da doença, e o que a natureza precisa mais é ser aliviada da indevida carga que lhe foi imposta. Em muitos casos de doença, o melhor remédio é o paciente jejuar por uma ou duas refeições, a fim de que os sobrecarregados órgãos digestivos tenham oportunidade de descansar” (Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 189). E, no âmbito espiritual, ela recomenda:“Agora e daqui por diante até ao fim do tempo, deve o povo de Deus ser mais fervoroso, mais desperto, não confiando em sua sabedoria, mas na sabedoria de seu Líder. Devem pôr de parte dias de jejum e oração. Pode não ser requerida a completa abstinência de alimento, mas devem comer moderadamente, do alimento mais simples” (Conselhos Sobre Regime Alimentar, p.188, 189).

Fonte: Ministério da Adoração

Auto-Estima e Alegria


Ok, esqueça esse tipo de “auto-estima” que você ouve falar o tempo todo na TV e em revistas. Isso é bobagem. Auto-estima real é algo que só pode vir de um relacionamento real com Deus. Felicidade, o sentimento de profunda alegria da vida, o sentimento realmente bom a respeito de si mesmo, não vem pelo receber, mas pelo contribuir. Serenidade e auto-confiança também são frutos do relacionamento com Deus. Auto-estima, o seu verdadeiro valor, não é medido pela sua situação financeira, títulos ou troféus.
Você é precioso porque você é uma criação da mais elevada ordem de inteligência (Deus). Se você esquecer a verdadeira fonte de seu grande valor, finalmente você vai experimentar um vazio, uma fome atroz. Não há ouro suficiente, jóias, telefones celulares, TVs de tela grande, ou qualquer coisa material que possa nutrir a alma. O espírito só pode ser preenchido, seguindo os passos de Cristo, dando, não obtendo. Fico muito contente quando as pessoas tornam-se desiludidas! Tenho visto muitas pessoas adquirirem montanhas de bens materiais, mas permanecem miseráveis??, com raiva e, muitas vezes, desesperadas. Para mim, a desilusão é um sinal de esperança, porque a desilusão significa literalmente o final da ilusão. Se uma pessoa tem vivido sob a ilusão de que a felicidade vem do “ter”, então a desilusão pode trazer a liberdade do desejo de adquirir!
A fome é um sinal do corpo para ingerir comida. A sede sinaliza uma necessidade de água. Fadiga significa a necessidade de descanso. Da mesma forma muitas vezes sentimos que a nossa falta de felicidade pode ser sanada obtendo algo do mundo. No entanto, a ausência de alegria é remediada apenas através do conselho “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (Atos 20:35).


A felicidade é um trabalho interno que consiste em:

- Desiludir-se da idéia que a aquisição de “coisas” seja uma medida de seu valor.


- Lembrar de quem você é realmente (precioso)

- Conhecer sua origem.
- Rir com frequência
- Servir com amor!

O ABC da felicidade e auto-estima

Evite fontes negativas, pessoas, lugares, coisas e hábitos. Acredite em Deus, confie nEle. Não adie a alegria! Aprecie o hoje. Ontem é história, amanhã é um mistério, hoje é uma dádiva, é por isso que é chamado de presente. Família e amigos são tesouros escondidos. Desista da raiva que pode estar presa a você. Perdoe, não guarde rancores.
A felicidade é como perfume: você não pode polvilhá-la nos outros sem ter um pouco em si mesmo. Continue a aprender. Aprenda algo novo a cada dia. Seja bem humorado. Faça sorrisos acontecerem. Nunca minta, trapaceie ou roube. Respeite seu cônjuge. Entre em sintonia com Deus para adorá-lo no Seu santo dia, o Sábado. Sempre chegue a um acordo justo. Abra os olhos, e veja a beleza em tudo na natureza. Brinque. Você não para de brincar porque você envelhece, você envelhece, porque você para de brincar. Momentos de silêncio nos dão equilíbrio, aproveite esses momentos para falar com Deus em oração. Leia, estude e aprenda sobre algo novo a cada dia. Leia a Bíblia diariamente. Conte o que Deus tem feito por você para as pessoas. Pare e sinta o perfume das flores. Assuma o controle do que você pode; lembre-se que Deus está no controle de tudo. Compreenda os outros em primeiro lugar, então busque ser compreendido. Faça os outros felizes!


O que a Bíblia diz sobre Auto-estima e Confiança?

A Timidez pode ser superada por confiar no Espírito Santo. 2 Timóteo 1:7 “Pois Deus não nos deu o espírito de timidez, mas de força, de amor e de prudência”.
Nossa auto-estima é baseada no valor que Deus coloca em nós. Salmo 8:3-5 “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.”
Salmo 113:7-8 ” Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo.”
Deus nos dá valor e estamos constantemente em Sua mente. Salmo 139:17-18 “Ó Deus, como são insondáveis para mim vossos desígnios! E quão imenso é o número deles! Como contá-los? São mais numerosos que a areia do mar; se pudesse chegar ao fim, seria ainda com vossa ajuda.”
Nós somos valiosos. Lucas 12:6-7 “Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!”
A chave para uma acurada avaliação é conhecer nossa identidade em Cristo. Romanos 12:3 “Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.”
Nossa auto-estima deve vir da segurança em jesus. 1 João 4:18 “No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.”
Segurança no meio de desastres naturais. Salmo 46:1-3 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.”
Deus nunca dorme! Salmo 121:2-4 “O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.”
Auto estima é saber que estando em Cristo teremos a vida eterna. 1 João 5:11-12 “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.”

Fonte: Ministério da Adoração

Riquezas?

As riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte. Prov. 11:4.
A expressão “o dia da ira” é mencionada muitas vezes na Bíblia. Refere-se ao dia final da história deste mundo. Ao acerto de contas do qual nenhum ser humano poderá fugir. Se o Universo teve um começo, é lógico que terá um fim.
Certo dia conversei com um grupo de adolescentes que usava folhas da Bíblia para embrulhar maconha. O líder me disse com soberba: “A vida é minha e eu faço o que quero com a minha vida.” Era verdade apenas em parte. Ele podia fazer o que desejasse com a vida, mas que a vida fosse dele era mentira.
A vida é um dom confiado por Deus ao ser humano. Junto ao dom da vida, Deus confiou-lhe o dom da liberdade. Somos livres para fazer escolhas e tomar decisões. Mas, tão certamente como estamos vivos hoje, teremos que prestar contas da maneira como administramos a vida.
No provérbio de hoje, o sábio Salomão adverte que no dia final haverá coisas que hoje valem e que naquele dia não servirão para nada. O dinheiro é uma delas. Quando Jesus esteve na Terra, perguntou: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Mat. 16:26.
Essa é a pergunta que deve determinar as prioridades. O dinheiro é bom e necessário. Ninguém precisa sentir-se culpado por ter dinheiro como resultado do trabalho honesto. As riquezas também são um dom que podem fazer maravilhas neste mundo, quando administradas com sabedoria.
O problema é fazer do dinheiro o grande objetivo da vida. Quando, por causa do dinheiro, o ser humano atropela princípios, esquece valores espirituais e agride a própria consciência, está no caminho errado. Não é feliz nesta vida e se dirige perigosamente a um final desastroso. Quando o Senhor chamar a todos para o acerto final de contas, será reprovado.
Não tenha temor de perder dinheiro por defender a justiça. Peça a Deus sabedoria para estabelecer prioridades na família, no trabalho e na vida em geral. Não enxergue só o que pode apalpar. Tente olhar além das coisas materiais, porque: “As riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte.”

Quer salvar o planeta? Pare de comer carne


Quer ajudar o clima? Que tal reduzir seu consumo de carne? [Melhor ainda: parar de comer carne.] Pelo menos no mundo desenvolvido, esse passo pode ser necessário a fim de estabilizar os níveis atmosféricos de um gás do efeito estufa, o óxido nitroso. O óxido nitroso é o maior contribuinte do homem à destruição do ozônio estratosférico (o “buraco de ozônio”), e o terceiro gás que mais contribui para o efeito estufa, depois do dióxido de carbono e do metano. Cerca de 80% das emissões humanas de óxido nitroso são provenientes da agricultura. Bactérias convertem o nitrogênio encontrado no esterco bovino ou o excesso deixado no solo em gás óxido nitroso. Cada quilo de carne que comemos requer múltiplos quilos de grãos, e cada grão, por sua vez, requer a utilização de fertilizantes contendo azoto, de modo que a quantidade de óxido nitroso liberado por caloria da carne (e laticínios) é muito maior do que simplesmente comer as culturas (verduras, frutas) diretamente.

Pesquisadores analisaram várias trajetórias possíveis para as futuras emissões de óxido nitroso, inclusive estabilizar os níveis atmosféricos de óxido nitroso deste século. Eles consideraram que alterações às emissões seriam necessárias para atingir essa meta.
 
Uma abordagem para reduzir a quantidade de óxido nitroso emitida é a utilização de azoto de maneira mais eficiente para cada quilo de grãos ou carne produzido. Mas reduzir a demanda por carne também é eficaz.
 
“Se quisermos chegar à redução mais agressiva – o que realmente estabiliza o óxido nitroso – temos que usar todos os itens acima, incluindo mudanças na dieta”,disse o pesquisador Eric Davidson. Ele mostrou que seria necessário reduzir o consumo de carne no mundo desenvolvido em 50% para gerir o azoto duas vezes mais eficientemente.
 
Essa análise é consistente com outros estudos, como um relatório de 2006 da ONU, que afirmou que a pecuária contribui mais para a mudança climática do que o transporte. Se incluirmos o metano – liberado em grandes quantidades por ruminantes como o gado – e as emissões de dióxido de carbono da produção de fertilizantes, as emissões de gases de efeito estufa provenientes da agricultura e pecuária são ainda maiores.
 
O óxido nitroso é liberado em quantidades muito menores do que o dióxido de carbono e o metano, mas é cerca de 300 vezes melhor em capturar calor, e dura na atmosfera por cerca de 100 anos, de modo que cada uma de suas moléculas contribui muito para o aquecimento climático.
 
Então, a solução é a redução do consumo de carne. Mas isso tem chances de acontecer? Davidson ressalta que, 30 anos atrás, ninguém acharia possível que o tabagismo fosse proibido em bares, ou que o consumo de cigarro diminuísse. Tudo pode acontecer.
 
De acordo com o estudo de Davidson, o consumo anual médio per capita de carne no mundo desenvolvido foi de 78 quilos em 2002 e está projetado para crescer para 89 quilos em 2030. Enquanto isso, no mundo em desenvolvimento foi de 28 quilos em 2002, projetado para crescer para 37 em 2030.
 
“Temos vivido de uma forma muito luxuosa. Ir de 82 kg de carne por ano a 40 não deveria ser pedir muito”, disse a cientista Christine Costello. 
 
Nota:O fato é que existem muitas boas razões defendidas pelos adventistas do sétimo dia há mais de cem anos no sentido de que se reduza e mesmo se abandone a dieta cárnea: (1) saúde – está provado que a dieta vegetariana é a que mais promove a saúde e a longevidade; (2) crueldade com os animais – todo consumidor de carne deveria, alguma vez, visitar um matadouro para ter noção do sofrimento que é infligido aos animais criados para abate; além disso, os adventistas anseiam a volta de Jesus e o estabelecimento do Reino de Deus; lá não mais haverá morte, portanto, adeus churrasco!; (3) cuidado com o meio ambiente – as vastas pastagens destinadas à criação de gado poderiam ser mais bem aproveitadas com o cultivo de sementes e hortaliças que seriam mais do que suficientes para alimentar a população mundial, com um custo muito menor e um impacto ambiental bem mais reduzido. Qualquer um dos motivos acima (e muitos outros) é justificativa mais do que suficiente para uma equilibrada e sábia reforma em nosso estilo de vida e em nossa dieta. O planeta, nosso corpo e nossa mente agradecem.[MB]
www.criacionismo.com.br