sábado, dezembro 17, 2011

Natal com Jesus

Vivemos numa sociedade individualista, competitiva, onde estamos sempre a correr para conseguir realizar tudo que nos é exigido, não temos tempo para olhar, sorrir, cumprimentar aos outros ao nosso redor, onde as vezes não conhecemos nossos próprios vizinhos, e não conseguimos perceber quando alguém próximo ou distante necessita de uma simples palavra de conforto. Contudo, há uma data no ano, em que parece que tudo muda, nos tornamos mais sensíveis aos outros, fazemos doações, oferecemos presentes e procuramos contactar com aqueles que há muito tempo já não falamos, este dia é o natal.
O natal é uma data que desperta nas pessoas sentimentos de carinho, devoção, amor, compaixão, solidariedade, altruísmo e esperança. Este dia faz-nos lembrar do nascimento do nosso Senhor Jesus Cristo, que foi nosso maior exemplo de amor e altruísmo pela humanidade. Através de Jesus, nós seres humanos pecadores, outrora perdidos pela nossa condição, tivemos uma nova esperança de salvação e de vida eterna. E o que nós cristãos estamos a fazer para demonstrar este Jesus aos outros? Será que neste natal, estamos tão preocupados com os presentes que vamos dar aos nossos queridos, com as roupas que vamos usar, com o cardápio para a ceia, que estamos a esquecer de levar um pouco de esperança aos outros, que estão sedentos para preencherem o vazio que só pode ser curado pelo nosso Senhor e Salvador.
O Natal com Esperança é deixarmos de nos preocupar com coisas temporárias e finitas, e nos centrarmos mais nas necessidades do nosso próximo. Como seria bom se cada um de nós fizesse um compromisso com Deus de entregar revistas, folhetos nas ruas, nos hospitais, nos asilos, de enviar e-mails com mensagens de um Salvador que esta de braços abertos a espera de cada um, porque para Deus todos nós somos importantes e únicos, somos a sua criação. É prazeroso e saudável oferecer e receber presentes, ir as compras, confraternizar com a família, mas não é o mais importante. O que nos faz verdadeiramente felizes é a presença de Jesus em nosso coração, na nossa vida diária, nos nossos lares.
É muito bom que estes sentimentos de amor e solidariedade ao próximo sejam despertados nesta data, no entanto, seria maravilhoso se estes fossem estimulados todos os dias. A nossa sociedade não teria tantos casos de depressão, suicídio, solidão, discriminação, violência e pobreza se fossemos mais abnegados e cumpríssemos o nosso papel como representantes de Cristo de levarmos aos outros a real esperança que é Jesus.
O Natal com Esperança somente será possível se deixarmos que Deus nos oriente acerca do que podemos fazer para minimizarmos a dor e o sofrimento de alguém. O mundo precisa de pessoas, que façam o possível, mesmo que pareça pouco, pelos outros. Pare um pouco, e observe ao seu redor, pode haver alguém muito próximo a precisar da sua ajuda, do seu amor, do seu conforto, do seu sorriso.Com certeza há alguém que necessita ouvir de Jesus. Por isso, faça a sua parte, porque certamente este natal será melhor.

Por Sara Lopes

Nenhum comentário: