sábado, janeiro 12, 2013

Tenha um 2013 feliz e melhor que o 2012!


Se pudesse voltar no tempo tenho certeza de que, assim como eu, você não teria feito muitas coisas no ano de 2012 que trouxeram tristeza, angústia e arrependimento. Boa parte de nossas frustrações poderiam ter sido evitadas se tivéssemos tomado decisões mais conscientes, firmadas na Palavra de Deus (Sl 119:9).
Para que isso se torne possível em 2013 (e nos anos vindouros), quero lhe deixar algumas dicas para que comece o ano não apenas com “o pé direito”, mas, acima de tudo, decidido a fazer as pazes com Deus e com a vida:
1º) Passe mais tempo de qualidade com o Criador (Mt 6:33). Ore mais vezes de joelhos e em lugares silenciosos (At 16:13). Leia a Palavra e ouça a voz do Espírito no seu coração antes de sair de casa para um novo dia de trabalho ou qualquer outra atividade (Sl 5:3). Para isso, medite, reflita naquilo que ler: “Como eu amo a tua lei! medito nela o dia inteiro” (Sl 119:97)[1].
2º) Passe mais tempo com o “Eu” (Sl 42:5). Pare para ouvir a voz de seu inconsciente  e dialogue com o consciente para tranquilizá-lo. Se sua mente “lançar para dentro” do consciente pensamentos trágicos, depreciativos, de desânimo, que possam lhe desequilibrar, converse consigo e diga: “Está tudo bem. Calma. Isso ainda não aconteceu e, muito provavelmente, não acontecerá. Depois de Deus, sou seu melhor amigo. Estou com você”. Isso lhe ajudará a dar uma “reeditada” no conteúdo negativo armazenado no inconsciente e, com isso, a ansiedade diminuirá. E administrará melhor o “Eu”.
Não conversar consigo traz a nossa vida uma solidão existencial incrível e prejuízos emocionais tremendos. Aqueles que gerenciam as próprias emoções[2], conversando consigo a respeito delas, são os que adquirem mais domínio próprio e lidam com as tensões com muito mais facilidade. Veem a vida de maneira positiva.
3º) Passe mais tempo com a família (Cf. Ef 5:25, 28). Quem irá para o céu com você serão os seus familiares (se eles quiserem), não o trabalho. Priorize as pessoas, pois, elas são muito maisimportantes do que ganhar dinheiro (Cf. Pv 23:4, 5).
4º) Diga todos os dias a seu cônjuge e filhos que os ama muito (Rm 13:8). Faça com que o “Tanque Emocional” daqueles que mais ama (não esqueça os pais, avós, sobrinhos, etc.) fique sempre transbordando de tanto amor e carinho. Não esqueça de agir para demonstrar o amor, e não deixe de amar aos seus queridos na linguagem de amor deles, que pode ser: palavras de afirmação, toque físico, presentes, tempo de qualidade e/ou atos de serviço.[3]
Como sabiamente ensinou o apóstolo Paulo: “Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros [...] (Rm 13:8).
5º) Passe mais tempo com a natureza, como Jesus fazia (Mc 6:31)
Se você quer ter saúde emocional e proporcionar o mesmo aos seus descendentes, precisa passarmenos tempo no Shopping e desfrutar de momentos mais significativos com a natureza.
A mente não encontra descanso e tranquilidade quando vemos a nossa frente apenas vitrines e “árvores de concreto” (prédios, construções). Você precisa contemplar o verde, ouvir os pássaros, andar descalço na grama ou na areia, e ter momentos de paz e oração junto ao ambiente ideal (a natureza) criado por Deus, para o refrigério mental e oxigenação do cérebro.
Quando falo a respeito da importância do contato com a natureza, em minha palestra sobre educação de filhos, gosto muito de ler a citação a seguir:
“A melhor de todas as heranças que podeis legar a vossos filhos, é o dom de um corpo sadio, mente sã e caráter nobre… Ide para um lugar onde, separados das diversões e extravagâncias da vida da cidade, possais ser companheiros para vossos filhos, ensinando-os a conhecer a Deus mediante Suas obras, e preparando-os para uma vida íntegra e útil”[4].
6º) Reconheça seus erros e aprenda a pedir perdão (Lc 18:10-14; Mt 18:21, 22).
Aceitar as próprias limitações nos impulsiona a crescermos a fim de sermos ainda melhores que no ano anterior. Os arrogantes, que se acham sempre certos, nunca alcançarão o nível de espiritualidade necessária para a felicidade e saúde mental.
Portanto, seja mais humilde com a vida e aprenda a desculpar-se, para que seus relacionamentos sejam significativos e duradouros.
7ª) Elabore um plano de ação com sua família para que todos se envolvam em obras de caridade (Is 58). Muitos de nós, em nossos estudos bíblicos, ao estudarmos sobre as características da igreja verdadeira, citamos apenas Apocalipse 14:12 e 12:17, que mostram ser a igreja de Deus fiel a Jesus na obediência aos Dez Mandamentos.
Entretanto, essa explicação é incompleta e pouco motiva o aluno à ação. Precisamos lembrar que há mais uma característica entre o povo de Deus, que se prepara para a volta de Jesus: o amor pelos irmãos na fé (Jo 13:35) e amor por todos os demais seres humanos (Mt 22:34-40).
Esse nobre sentimento só se torna nobre ser for manifesto dentro dos moldes de 1 Coríntios 13. E, será evidenciado inclusive por meio de obras de assistência social, como lemos em Tiago 1:27:
“A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.”
Não foi à toa que Deus impressionou Ellen White a nos alertar quanto à necessidade de vivermos na prática a religião de Isaías 58:
“A obra especificada nestas palavras [Isaías 58] é a obra que Deus pede que Seu povo faça. É uma obra indicada pelo próprio Deus. À tarefa de reivindicar os mandamentos de Deus e reparar a brecha que foi feita na lei de Deus, devemos acrescentar compaixão à humanidade sofredora. Devemos mostrar supremo amor a Deus, exaltar o Seu memorial, que foi calcado por pés ímpios; e com isto devemos manifestar misericórdia, benevolência e a mais terna piedade pela humanidade caída. “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mat. 19:19. Como um povo precisamos pôr mãos nesta obra. O amor revelado pela humanidade sofredora dá sentido e poder à verdade.”[5].
8ª) Desenvolva novas áreas de seu cérebro. A psicologia explica que precisamos investir no desenvolvimento de outros lobos cerebrais[6] para termos saúde e menor probabilidade de termos doenças mentais. Isso é feito quando paramos de investir todo o nosso tempo e energia apenas numa área. Por exemplo: ao invés de apenas pesquisar, por que não direcionar a mente também para cuidar de um novo negócio “caseiro”, que traga maior renda à família?
Crie “novos caminhos” para as sinapses[7] cerebrais, de modo que as informações transitem por toda a sua mente. Aprenda novas coisas, novos hobbies, e leia livros sobre outros assuntos que não sejam apenas os de sua área de atuação.
9º) Leia pelo menos dois livros de Ellen White. Essa escritora adventista escreveu mais de 100.00 páginas à mão sobre diversos assuntos. Ela escreveu sobre a pessoa de Jesus, educação, família, relacionamentos, administração, doutrinas, história, medicina, psicologia, etc.
Por isso, aproveite o investimento que a Igreja Adventista fez para que o público brasileiro, por meio da editora Casa Publicadora Brasileira, tivesse acesso aos livros da Sra. White que dizem respeito à área de interesse de cada um.
Minha vida mudou significativamente para melhor depois que li os dois volumes do Mente, Caráter e Personalidade (verdadeiros tratados, não técnicos, sobre psicologia) e O Desejado de Todas as Nações (fantástica biografia de Jesus).
Enfim, que nesse novo ano você desfrute de uma vida de qualidade. Que Deus lhe ajude a valorizar as pequenas coisas e lhe ensine a ser feliz em toda e qualquer circunstância.
E que em 2013 “O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.” (Nm 6:24-26, Almeida, Revista e Atualizada).
[1] A versão adotada no presente artigo é a Nova Versão Internacional (NVI), salvo sob indicação.
[2] Filipenses 4:8 nos ensina a respeito. Veja também Provérbios 23:7, primeira parte.
[3] Se quiser descobrir a sua linguagem de amor e aprender a linguagem daqueles que ama, leia As Cinco Linguagens do Amor, de Gary Chapman (Editora Mundo Cristão).
[4] Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, vol. 1, p.p. 177, 178.
[5] Ellen G. White, Beneficência Social, p. 32.
[6] Lobos são áreas do córtex cerebral (camada externa do cérebro) que apresentam funções específicas. São eles: lobo frontal (nele ocorre o planejamento das ações, movimento e o pensamento abstrato), lobos occipitais (processam os estímulos visuais) lobos temporais (processam os estímulos auditivos) e parietais (possibilitam a percepção de sensações como tato, dor e calor). Para maiores detalhes, leia o artigo de Marcelo Oliveira disponível no site InfoEscola, no link:http://bit.ly/sBmVbj Acessado no dia 23/11/2011.
[7] Sinapses são as “informações” que passam pelos neurônios, que se comunicam entre si.

Nenhum comentário: