sexta-feira, março 22, 2013

A maior de todas as mentiras.É a alma imortal ?


 "É certo que não morrereis." Gênesis 3:4. Essas poucas palavras, pronunciadas a alguns milênios atrás, constituem a semente da MAIOR DE AS TODAS MENTIRAS. Com as mais variadas formas e sob rótulos diferentes, é nisso que praticamente toda a humanidade tem crido por centenas de anos. Essa é a base de todas as religiões pagãs do passado e do presente. O próprio Cristianismo foi contaminado com esse engano e é hoje seu maior adepto.Trata-se DO MAIOR DE TODOS OS ENGANOS, pois conseguiu envolver, em sua rede, praticamente toda a humanidade: A DOUTRINA DA IMORTALIDADE DA ALMA.
       Embora quase todos creiam nessa falsa doutrina, subsiste muita dúvida no tocante à morte. Dizem alguns que, ao morrer o indivíduo, sua alma terá algum dos três possíveis destinos: o céuo inferno ou o purgatório. Já outros afirmam que o espírito passa por um processo evolutivo mediante reencarnaçõesMas, o que dizem as Escrituras? Há alguma informação segura a esse respeito?
       Disse Jesus, certa vez, a um grupo de judeus quando lhe questionaram sobre a ressurreição: "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." Mateus 22:29. Assim, não somente os judeus, mas toda a humanidade tem alimentado falsas idéias acerca da morte exatamente porque não se dá a devida atenção às Escrituras Sagradas. É à Bíblia que devemos recorrer em busca de uma resposta segura a essa questão. Se foi Deus Quem criou o ser humano, ninguém melhor do que Ele para nos explicar o mistério da morte. Voltemos nossos olhos à Bíblia e deixemos que ela projete luz sobre o assunto. Para entendermos o ensino bíblico concernente à morte, seria de grande utilidade examinarmos primeiramente o relato da criação. Vejamos o que dizem as Escrituras.
       "Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Gênesis 2:7. Ao criar o ser humano, Deus empregou dois elementos básicos: pó da terra e fôlego de vida. Tendo formado aquela espécie de boneco do pó da terra, dizem as Escrituras que Deus soprou o fôlego de vida em suas narinas. Então é feita a seguinte assertiva: "e o homem passou a ser alma vivente". Deve-se notar que a Bíblia não diz que o homem recebeu uma alma, mas que, como resultado da união do pó da terra com o fôlego de vida, ele passou a ser alma vivente. Não diz que passou a"ter", mas que passou a "ser" uma alma vivente. Portanto, o ser humano não tem uma alma dentro de si; ele próprio é uma alma. A seguinte ilustração pode nos auxiliar no entendimento desse assunto: algumas tábuas sozinhas não formam uma caixa; o mesmo se dá se houver apenas alguns pregos; mas unindo tábuas e pregos, facilmente se construirá uma caixa. Da mesma forma, a alma não é apenas o pó ou o fôlego, mas a união de ambos. Não havendo um dos dois elementos, a alma não existirá. Agora já estamos aptos a entender o que ocorre quando uma pessoa morre.
       A morte é o oposto da vida. Na morte ocorre o contrário daquilo que se deu na criação. Pensemos novamente na caixa. Ela só existe enquanto as tábuas e os pregos estiverem juntos. Se removermos os pregos e empilharmos as tábuas, a caixa não irá para o céu ou para o inferno! Também não vai continuar existindo noutra dimensão!!! É claro que um ser humano é muito mais complexo do que uma caixa. Isso é inegável. Mas o princípio é o mesmo. A alma é o ser humano completo e só existirá enquanto o pó da terra e o fôlego de vida permanecerem unidos. No momento em que essa união for rompida, a alma deixará de existir. Ela não vai para o céu, nem para o inferno. Tampouco passa por processos de reencarnações. O corpo, feito do pó, se desfaz e retorna à terra: "Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás." Gênesis 3:19. O espírito, que nada mais é senão o sopro vital, volta para Deus; " E o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu." Eclesiastes 12:7. Nesse momento a alma morre. Como diz Ezequiel 18:4 e 20: "A alma que pecar, essa morrerá.". Portanto, embora muitos digam o contrário, biblicamente é inegável: a alma é mortal.
       Façamos, pois, a devida separação dos termos. Alma não é a mesma coisa que espírito. Alma é o ser vivo completo, com todas as suas faculdades. Espírito é meramente o fôlego de vida, ou seja, a respiração; quando se diz, portanto, que o espírito volta para Deus, entenda-se que é meramente o sopro de vida, no qual não há consciência.
       Ao romper-se a harmoniosa ligação entre o corpo e o espírito, os pensamentos cessam e o indivíduo entra num estado de inconsciência. Bastante esclarecedoras são as palavras de Salomão a esse respeito: "Para o que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tão pouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." Eclesiastes 9:4-6 e 10. Relevantes também se mostram as palavras do Salmo 146:4: "Sai-lhes o espírito e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia perecem todos os seus desígnios". Jesus também encarou a morte dessa maneira, comparando-a com o sono. Certa ocasião, tendo falecido um amigo Seu, assim Se expressou: "Nosso amigo Lázaroadormeceu, mas vou para despertá-lo." João 11:11.
       Tudo isso pode parecer estranho à primeira vista, mas é precisamente o ensino das Escrituras. A seguir, apresentaremos alguns textos bíblicos que comprovam a presente exposição:

1.4.2) A ALMA É MORTAL.
       Exemplos extraídos de Jó:
       "Para guardar a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada." Jó 33:18.
       "A sua alma se vai chegando à cova, e a sua vida aos portadores da morte." Jó 33:22.
       "Deus redimiu a minha alma de ir para a cova; e a minha vida verá a luz." Jó 33:28.
       "Para reconduzir da cova a sua alma, e o alumiar com a luz dos vivos." Jó 33:30.
       Exemplos extraídos dos Salmos:
       "Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção." Salmos 16:10.
       "Livra a minha alma da espada, e das presas do cão a minha vida." Salmos 22:20.
       "Da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura." Salmos 30:3.
       "Para livrar-lhes a alma da morte, e no tempo da fome, conservar-lhes a vida." Salmos 33:19.
       "Mas Deus remirá a minha alma do poder da morte, pois Ele me tomará para Si." Salmos 49:15.
       "Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus na luz da vida." Salmos 56:13.
       "O que preserva com vida a nossa alma, e não permite que nos resvalem os pés." Salmos 66:9.
       "Deu livre curso à Sua ira; não poupou da morte a alma deles, mas entregou-lhes a vida à pestilência." Salmos 78:50.
       "Pois grande é a Tua misericórdia para comigo; e me livraste a alma do mais profundo poder da morte." Salmos 86:13.
       "Que homem há que viva, e não veja a morte? Ou que livre a sua alma das garras do sepulcro?" Salmos 89:48.
       "Se não fora o auxílio do Senhor, já a minha alma estaria na região do silêncio." Salmos 94:17.
       "Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas os meus olhos, da queda os meus pés." Salmos 116:8.
       Exemplo extraído de Ezequiel:
       "E dize: Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem invólucros feiticeiros para todas as articulações das mãos, e fazem véus para cabeças de todo tamanho, para caçarem almas! Querereis matar as almas do Meu povo e preservar outras para vós mesmas? Vós Me profanastes entre o Meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para preservardes com vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao Meu povo que escuta mentiras." Ezequiel 13:18 e 19.
       Exemplo extraído de Tiago:
       "Sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado, salvará da morte a alma dele, e cobrirá multidão de pecados." Tiago 5:20.

1.4.3) A ALMA É MATERIAL.
       Exemplo extraído de Jó:
       "Pelo que a minha alma escolheria antes ser estrangulada, antes a morte do que esta tortura." Jó 7:15.
       Exemplo extraído de Levítico:
       "Portanto tenho dito aos filhos de Israel: Nenhuma alma de entre vós comerá sangue, nem o estrangeiro, que peregrina entre vós, o comerá." Levítico 17:12.
       Exemplos extraídos dos Salmos:
       "Persiga o inimigo a minha alma e alcance-a, espezinhe no chão a minha vida, e arraste no pó a minha glória." Salmos 7:5.
       "Quanto a mim, porém, estando eles enfermos, as minhas vestes eram pano de saco; eu afligia a minha alma com jejum, e em oração me reclinava sobre o peito." Salmos 35:13.
       "Até quando, Senhor, ficarás olhando? Livra-me a alma das violências deles, dos leões, a minha predileta." Salmos 35:17.
       "Livra-me dos que praticam a iniqüidade, e salva-me dos homens sanguinários, pois que armam ciladas à minha alma; contra mim se reúnem os fortes, sem transgressão minha, ó Senhor, ou pecado meu." Salmos 59:2 e 3.
       "Redime as suas almas da opressão e da violência, e precioso Lhe é o sangue deles." Salmos 72:14.
       "Pois a minha alma está farta de males e a minha vida já se abeira da morte." Salmos 88:3.
       "Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma." Salmos 106:15.
       "Famintos e sedentos, desfalecia neles a alma." Salmos 107:5.
       "Pois dessedentou a alma sequiosa, e fartou de bens a alma faminta." Salmos 107:9.
       "A sua alma aborreceu toda sorte de comida, e chegaram às portas da morte." Salmos 107:18.
       "Subiram até aos céus, desceram até aos abismos; no meio destas angústias, desfalecia-lhes a alma." Salmos 107:26.
       "A minha alma de tristeza verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra." Salmos 119:28.
       "As águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente; águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma." Salmos 124:4 e 5.
       "Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao Teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem." Salmos 142:7.
       Exemplo extraído de Lucas:
       "Então direi à minha alma: Tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come e bebe, e regala-te." Lucas 12:19.

1.4.4) ANIMAIS IRRACIONAIS TAMBÉM SÃO ALMAS:
       Exemplos extraídos de Gênesis:
       "E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom." Gênesis 1:20 e 22. ARC.
       "E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi." Gênesis 1:24. ARC.
       "E a todo animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento. E assim foi." Gênesis 1:30. ARC.
       "Havendo pois o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome." Gênesis 2:19. ARC.
       "E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de reses, e de todo o animal da terra convosco; desde todos que saíram da arca, até todo o animal da terra." Gênesis 9:10. ARC.
       "E disse Deus: este é o sinal do concerto que ponho entre Mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas." Gênesis 9:12. ARC.
       "Então Me lembrarei do Meu concerto, que está entre Mim e vós, e ainda toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda a carne. E estará o arco nas nuvens, e Eu o verei, para Me lembrar do concerto eterno entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra." Gênesis 9:15 e 16. ARC.
       Exemplo extraído de Apocalipse:
        "E o segundo anjo derramou a sua salva no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente." Apocalipse 16:3. ARC.

1.4.5) O ESPÍRITO É O FÔLEGO DE VIDA.
       Exemplos extraídos de Jó:
       "Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-poderoso o faz entendido." Jó 32:8.
       "O Espírito de Deus me fez; e o sopro do Todo-poderoso me dá vida." Jó 33:4.
       "Se Deus pensasse apenas em Si mesmo, e para Si recolhesse o Seu espírito e o seu sopro, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó." Jó 34:14 e 15.
       Exemplo extraído dos Salmos:
       "Se ocultas o Teu rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem, e voltam ao seu pó. Envias o Teu Espírito, eles são criados, e assim renovas a face da terra." Salmos 104:29 e 30.
       Exemplo extraído de Isaías:
       "Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, formou a terra, e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela." Isaías 42:5.
       Exemplo extraído de Tiago:
       "Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta." Tiago 2:26.

1.4.6) OS MORTOS ESTÃO INCONSCIENTES.
       Exemplos extraídos de Jó:
       "Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará a sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais." Jó 7:9 e 10.
       "Assim o homem se deita, e não se levanta: enquanto existirem os céus não acordará, nem será despertado do seu sono." Jó 14:12.
       Exemplos extraídos dos Salmos:
       "Pois na morte não há recordação de Ti; no sepulcro quem Te louvará?" Salmos 6:5.
       "Que proveito obterás no meu sangue, quando baixo à cova? Louvar-Te-á, porventura, o pó? Declarará ele a Tua verdade?" Salmos 30:9.
       "Os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem à região do silêncio." Salmos 115:17.
       
"Mas, se é assim," dirão alguns, "que objetivo há na vida? Se ao findar a respiração, a alma morre e cessa a consciência, qual a razão de tudo? Não há esperança?" A mesma questão repousou certa vez sobre a mente de Jó: "Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias da minha milícia esperaria, até que eu fosse substituído." Jó 14:14. Segundo as Escrituras, a resposta a essa pergunta é afirmativa. O próprio Jesus prometeu: "Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a Sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo." João 5:28 e 29. Na ressurreição, o corpo é reconstituído pelo poder de Deus e revitalizado pelo Seu sopro. Corpo (pó) e espírito (fôlego) novamente se unem e a vida consciente ressurge. A alma ressuscita. Os pensamentos recomeçam do ponto em que foram interrompidos por ocasião da morte. Para o indivíduo, a sensação será de que sua passagem pela sepultura não demorou mais do que um piscar de olhos, mesmo que lá tenha estado por séculos! O profeta Ezequiel pôde contemplar a maravilhosa cena da ressurreição. Você poderá ler seu impressionante relato em Ezequiel 37:1-14.
       
Quando se dará esse tão maravilhoso acontecimento? Por ocasião do regresso de Jesus, pois assim se expressou o apóstolo inspirado: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." I Tessalonicenses 4:16 e 17

Quando Jesus voltar, todo aquele que aceitou o maravilhoso plano da salvação e procurou harmonizar sua vida com a vontade divina, segundo a melhor luz que possuía, será trasladado para as mansões celestiais. Os mortos ressuscitarão e nós reencontraremos nossos entes queridos que partiram e poderemos tê-los em nossa companhia por todo o sempre. Quão grandioso será aquele dia! Poder conversar com Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Daniel, Paulo, João e tantos milhares de filhos e filhas de Deus que hoje se encontram no pó. Poder abraçar familiares e amigos que nós pensávamos nunca mais rever. Essa é a maravilhosa esperança da ressurreição. Nossa esperança não se baseia numa vida logo após a morte, nem em processos de reencarnação, mas na ressurreição dos mortos. Que tal se preparar para aquele inesquecível e glorioso dia? Você pode hoje mesmo tomar a sua decisão. Que Deus o abençoe e que nos conceda a graça de estarmos juntos, em breve, nas mansões eternas! Amém!

Nenhum comentário: