sábado, abril 20, 2013

O que é Sucesso?


As pessoas de modo geral pensam que ter sucesso é sinônimo de fama, dinheiro, bens materiais e metas alcançadas. 


Um executivo pode pensar que ser bem-sucedido é ganhar muito dinheiro e ficar milionário. 
Um jogador de futebol conquistar o título de um campeonato. 
Uma dona de casa possuir uma bela moradia. 
Um cantor ser idolatrado por seus fãs. 
Um universitário, ganhar o tão sonhado diploma. 
Um vendedor, conquistar novos clientes e aumentar a venda de seus produtos.
Seria essa a verdadeira definição de sucesso aos olhos de Deus?

O conceito de sucesso pode variar de acordo com aquele que o define. Porém, uma vez que em Jeremias 19:7 afirma que o nosso coração é mais enganoso do que todas as coisas, é possível que o ser humano cometa erros na escolha de suas metas. Pode até ser nomeado pelos amigos como uma pessoa bem-sucedida, mas para Deus estar longe do sucesso. Desta forma, a natureza da meta é algo significativo para a conquista do sucesso aos que almejam obtê-lo a maneira de Deus.

Uma vida de sucesso pela perspectiva Divina não tem nada a ver com aquilo que fazemos e sim com aquilo que somos. A vida do cristão não pode se resumir naquilo que ele possui ou ganha, mas naquilo que ele é em Jesus Cristo. Ter sucesso é dia após dia ser o que Deus espera que sejamos. É conquistar as metas estabelecidas por Deus e não as nossas.  



Com base nessa definição, podemos concluir que um incrédulo não tem como obter o verdadeiro êxito. Ele pode até conseguir ajuntar um bom volume de riquezas, alcançar certa medida de fama, obter um nível social desejável, conquistar diplomas e títulos acadêmicos ou, ainda, adquirir poder político e social. Contudo jamais atingirá um sucesso real, pois não busca ser como Deus deseja. Está alcançando as próprias metas, nãos as de Deus.

A palavra Bíblica que corresponde a ideia de sucesso é prosperar. Em Daniel 6:28, lemos: “Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa”. Ele obteve sucesso mesmo sendo um escravo e vivendo em circunstâncias tão adversas no império mais idólatra de sua época – a Babilônia. Sabe por quê?

O princípio básico, fundamental para uma vida de sucesso é a fé em Deus. Daniel possuía a fé necessária para “prosperar” em tudo que fizesse por que três vezes ao dia, perguntava ao seu criador em oração qual era o plano para a sua vida. Esse humilde servo cumpriu com as metas de Deus ao influenciar Reis e nações a conhecerem o Deus verdadeiro. 

Os cristãos só obterão sucesso sendo espirituais e obedecendo as ordens de Deus. Lembre-se que quando alguém tenta realizar algo sem Deus, está desperdiçando tempo e energia, já que busca algo que não lhe proporcionará gozo, paz e felicidade duradoura.

Deus tem planos e projetos para a sua vida, muito além do que você possa imaginar. O apóstolo João escreveu: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade(Sucesso) e saúde, assim como é próspera (Sucesso) a tua alma”. 3 João 2

Pense nisso!

Pr. Fabio dos Santos

Nenhum comentário: