domingo, março 27, 2016

Por que as pessoas emocionalmente inteligentes são felizes?


Ser emocionalmente inteligente é ter a capacidade de balancear e gerir as suas emoções e as dos outros
Conseguir responder de forma inteligente às próprias emoções e às emoções dos outros sem, com isso, mostrar sinais de frieza e desprezo é a principal caraterística das pessoas emocionalmente inteligentes.
Mas essas pessoas não são apenas capazes de balancear e gerir as suas emoções e as dos outros, são também mais inteligentes e é isso que prova o livro de Daniel Goldman ‘Emotional Intelligence Why It Can Matter More Than IQ’ (Inteligência Emocional, porque consegue ser mais do que o Q.I., em tradução livre), diz o Huffington Post.
E são estes os motivos pelos quais as pessoas emocionalmente inteligentes são mais felizes:
  1. Têm um maior autoconhecimento e, com isso, apresentam uma maior capacidade de conhecer os próprios limites emocionais e, também, sociais.
  2. Gerem as próprias emoções e sabem quais as que estão em falta e aquelas que tentam ocupar um lugar de destaque, mas que não devem.
  3. São mais sociáveis e não deixam que as suas emoções e as emoções de terceiros interfiram com a vida social. Sabem ainda gerir as suas emoções para lidar em concordância com as emoções de quem lhes é próximo.
  4. Têm maiores níveis de empatia, o que faz com que consigam ligar-se mais facilmente a outras pessoas. E o fato de serem emocionalmente inteligentes faz com que consigam confiar mais na sua intuição quando conhecem uma nova pessoa.
  5. E como criam mais empatia, são também mais ligadas às pessoas, não tendo dificuldade em criar laços e relações. As pessoas emocionalmente inteligentes têm a capacidade de criar laços usando a sua consciência emocional para promover a atividade cognitiva que resultará na compreensão da dinâmica dos outros.

Nenhum comentário: