sexta-feira, abril 24, 2009

O Espírito Santo e as manifestações carismáticas

Na renovação carismática se diz que quando a pessoa repousa no Espírito, ela fica num estado que parece que estar dormindo. Isso é realmente possível? E quem não consegue isso, significa que o Espírito não está com ele? Por favor: esta é a minha grande dúvida”. A.D, por e-mail.
Muitas igrejas têm afirmado que certos fenômenos físicos acompanham todas as pessoas que estão sobre a influência do Espírito Santo (a Terceira Pessoa da Trindade). Eis alguns deles: sono, êxtase, transe, arrebatamento de sentidos, queda (a pessoa cai no chão depois de o pastor colocar a mão sobre a cabeça dela), gritos, etc.
Entretanto, a Bíblia apresenta um quadro diferente daqueles que estão sob a sagrada influência Divina:
Gálatas 5:22, 23: “Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.” (Nova Tradução Na Linguagem de Hoje)
Perceba que o fruto do Espírito, que se revela em nove qualidades de caráter, nada tem a ver com as manifestações carismáticas atuais. Pelo contrário: a presença do Espírito Santo, entre outras coisas que lemos, dá à pessoa paz e domínio próprio.
Efésios 4:30, 31: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.”
Perceba: o Espírito fica triste quando há no meio do povo de Deus amargura, raiva, ira e gritara (entre outras coisas).
Podemos concluir que, se o Espírito Santo produz nove qualidades de caráter que são pacíficas em si; e se Ele se entristecesse com gritos, as manifestações espirituais que não estão em harmonia com Gálatas 5:22, 23 e Efésios 4:30, 31 não vêm de Deus, por mais sinceras e amadas que tais pessoas sejam.
Leandro Quadros
Jornalista

Nenhum comentário: