terça-feira, novembro 22, 2011

Seja Amável

É mais fácil receber amor das pessoas quando somos amáveis. Isso não significa apenas ser bondoso , e sim desenvolver qualidades que nos façam atrativo (a) para outros. Há os que reclamam que não são amados como queriam e que as pessoas não os aceitam como são. Mas como despertar amor sendo uma pessoa desagradável, agressiva , crítica, irônica, dominadora e mentirosa?
Veja algumas dicas do psiquiatra Cesar Vasconcelos para se tornar agradável, facilitando o contato social e, consequentemente, as relações de afeto.

Você quer ser uma pessoa amável? Então pratique o seguinte:
1) Seja uma pessoa com boa higiene, com aparência de limpeza, sem roupas extravagantes, mantendo suas unhas, cabelos, pele, dentes em boas condições. O odor do seu corpo deve ser agradável.
2) Seja simples e natural. Não seja afetada, fazendo cena, não chame a atenção sobre si. Isto é antipático e desagradável. Seu valor como pessoa não é aumentado pelo barulho que você faz para chamar a atenção. Seja uma pessoa discreta.
3) Trate as pessoas como gostaria de ser tratado, ou, não faça com ninguém o que não gostaria que fizessem com você. Não insulte as pessoas. Evite ficar reclamando e resmugando. Mantenha suas promessas. Não seja rude. Não faça fofocas sobre alguém, isto fará as pessoas não gostarem de você e elas perderão a confiança em você e farão uma propaganda negativa sua, com razão.
4) Independente de suas emoções, coloque um sorriso nos lábios. Se isto for muito difícil porque houve algo que o aborreceu, bateram no seu carro, etc., explique que você está irritado com algo, ao invés de reagir dizendo irritadamente “Deixe-me sozinho!”. Com uma explicação rápida as pessoas entenderão.
5) Se você é estudante, faça as tarefas que o professor pediu. Não converse em sala de aula, assim aprenderá mais. Deixe para conversar no intervalo ou antes e depois das aulas ou nos fins de semana e feriados. Fique quieto na hora da aula e escute.
6) Seja sensível ao invés de uma pessoa bronca. Isto produzirá mais respeito nos contatos e não medo ou incômodo nas pessoas se você explodir. Com emoções fortes, respire fundo, analise a situação, evite discussão, não grite, não bata em retirada, não agrida com palavras ou objetos. Deixe diminuir a raiva e depois converse sobre o assunto para clarear, tirar dúvidas, fazer acertos, etc.
7) Seja leal. Não engane as pessoas. Não minta. Este negócio de “diga que não estou” é mentira injustificável, desnecessário, e um modelo (para crianças, etc.) péssimo de desonestidade.
8.) Evite monopolizar a conversa falando demais o tempo todo e ao final dizer que foi bom ter encontrado a pessoa, convidando-a para um “papo” outro dia. Aprenda a escutar. E quando a pessoa começar a falar, espere ela terminar a frase antes de você cortar. Não corte a conversa sempre, mesmo que você tenha a impressão de que já sabe o que a pessoa irá dizer. Sabe mesmo?
9) Avise sobre o que pensa em fazer. Faça o que disse que irá fazer. Não diga que vai fazer se você não vai mesmo, assim você perde a moral, o respeito e a confiabilidade. Diga o que quer dizer; fale com significado, mas não faça isto machucando as pessoas. Não precisa responder na mesma moeda.
10) Se alguém lhe insultar ou dizer algo que fere, evite discutir. Tente se desligar do assunto, pois pode ser uma pessoa briguenta que não quer serenidade. Isto revela quem não é amigo, mas invejoso.
11) Aceite a si mesmo ao invés de rejeitar-se. Não é concordar com seus defeitos de caráter. É dizer que você reconhece ter defeitos de conduta e não os nega. Não aceitar pode ser negar, ou seja, fugir da realidade. Quando você se aceita, pode estar aberto para mudar o que não é agradável em si.
12) Não precisa ser bajulador das pessoas para adquirir afeto. Coloque limites, diga “não” quando necessário sem medo, mas faça isto com gentileza.
13) Considere a si mesmo como alguém de valor. Talvez isto exija algum trabalho pessoal porque você pode ter trazido do passado algo mal resolvido que atingiu sua noção de valor pessoal. Deixe para trás pensamentos de ser indigno e sem valor de ser amado.
14) Faça algo bom e útil para alguém com frequência. Talvez ouvir uma pessoa angustiada, ou tomar conta das crianças de alguém por umas horas, levar uma pessoa à consulta médica. Ofereça ajuda.
15) Seja feliz e otimista. Qualquer que seja a situação, você pode focar no negativo ou no positivo. Você será uma pessoa amável ao revelar que pode ser agradável independente das situações. Lembre-se: Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados por Seu decreto.

Fonte: Site Rádio Novo Tempo

Nenhum comentário: