segunda-feira, junho 22, 2009

Fazer desenhos de Jesus é idolatria?

DEUS E A ARTE
DEUS me presenteou, quando ainda criança, com o dom da arte. Hoje sou ilustrador e vivo disso. Minha família é quase toda evangélica e desde de menino vou a igreja, amo a DEUS e aceitei JESUS como meu Salvador. A minha pergunta é: sou um artista, DEUS me fez assim… Será que quando faço uma ilustração (ex.: um vampiro) DEUS se desagrada? Por favor, me orientem. Preciso saber se estou desagradando ao DEUS que tanto amo, sendo como sou e fazendo este tipo de arte. Obrigado. C. S., Maringá, PR.

Todos os dons - naturais e espirituais - são dados por Deus. Se você tem o dom da arte, pode ter certeza de que foi o Espírito Santo Quem lhe deu este presente. Que Deus não é contra a arte podemos ver claramente nos seguintes versos bíblicos (há outros):

“Os filhos de Israel trouxeram oferta voluntária ao SENHOR, a saber, todo homem e mulher cujo coração os dispôs para trazerem uma oferta para toda a obra que o SENHOR tinha ordenado se fizesse por intermédio de Moisés. Disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR chamou pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício, e para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, e para lapidação de pedras de engaste, e para entalho de madeira, e para toda sorte de lavores. Também lhe dispôs o coração para ensinar a outrem, a ele e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Encheu-os de habilidade para fazer toda obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do bordador em estofo azul, em púrpura, em carmesim e em linho fino, e a do tecelão, sim, toda sorte de obra e a elaborar desenhos”. Êxodo 35:29-35.

Assim, podemos ver que Deus nunca condenou a habilidade artística. Ele era contra sim o colocar uma arte acima dEle (que fosse adorada, por exemplo. Ver Êxodo 20:4 e 5). Ao olharmos para a natureza podemos ter a certeza de que, além de amar o que é belo, DEUS É UM GRANDE ARTISTA.

O que Deus requer de você é que use este seu talento para a honra e glória dEle. Ao fazer um desenho, pense consigo mesmo: “no meu lugar, Jesus desenharia tal coisa?” “Esse desenho é para ser apreciado ou incentivará à idolatria?” Se a resposta for positiva na visão de Deus, ótimo! Se não, é melhor não fazer o desenho.

Portanto, desenvolva o talento que Deus lhe deu! Desenhe bastante. E lembre-se: “toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes…” Tiago 1:17.

(Na Mira da Verdade)

Nenhum comentário: