segunda-feira, agosto 17, 2009

Nova carteira de identidade brasileira se chamará RIC


A meta do Governo Federal é cadastrar 20 milhões de pessoas por ano e que todos os brasileiros tenham o novo documento até 2017
O Número Único de Registro de Identidade Civil, instituído pela Lei 9454/1997, foi concebido para integrar os bancos de dados de diversos órgãos dos sistemas de identificação do Brasil. A implementação do projeto contribuirá para tornar a identificação civil no Brasil ainda mais eficiente ao estabelecer uma relação de unicidade entre o cidadão e seu documento. Associado a utilização de tecnologias de ponta esse sistema permitirá o cadastramento dos cidadãos após a pesquisa das respectivas impressões digitais em uma base de âmbito nacional. Assim assegura-se que para cada indivíduo será emitido um único número RIC, o que fortalece todos os serviços que requerem a identificação do cidadão.
A ferramenta para execução do projeto RIC foi adquirida em 2004, quando o Governo Federal investiu U$ 35 milhões na aquisição do Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (AFIS), colocado sob a responsabilidade do Ministério da Justiça. Para a implementação do RIC, será necessária a integração dos institutos de identificação de todo o país. Pelo projeto, deverão ser firmadas parcerias com órgãos regionais que receberão estações de coleta em todo território nacional, permitindo que todo brasileiro tenha acesso a identificação segura.
A centralização dos dados possibilitará ao cidadão solicitar a segunda via do seu documento de identidade em qualquer lugar do Brasil.
A intenção é de que, em 9 anos, 150 milhões de brasileiros tenham o seu número RIC. A partir do terceiro ano do projeto, 80 mil pessoas poderão ser cadastradas a cada dia, com meta de 20 milhões por ano. O projeto RIC contempla ainda a utilização de um cartão de identidade com os mais modernos itens de segurança, como fundos complexos, tintas e efeitos óticos especiais, além de chip microprocessador que armanezará os dados do cidadão e certificado digital. Os dados serão gravados a laser em camadas interiores do cartão, tornando impossível sua remoção por agentes químicos, configurando-se assim em um documento altamente seguro.
O documento irá reunir dados como o Registro Geral, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação e Título de Eleitor, além da impressão digital do cidadão. O RIC começará a ser usado a partir de janeiro de 2009. A meta do governo federal é cadastrar 20 milhões de pessoas por ano e que todos os brasileiros tenham o novo documento até 2017
Fonte Brasilian Voice
Nota: O que estamos esperando para nos preparar? Estamos esperando um anjo aparecer no céu e dizer: Cristo está voltando!!!? Quero afirmar a vocês que se não dermos atenção e olharmos com mais seriedade os acontecimentos proféticos que estão em nosso redor, mesmo que tal anjo aparecesse, permaneceríamos no mesmo estado de letargia, pois estamos tão absorvidos em nossa vida material e com o nosso "eu" que fecharíamos os olhos e os ouvidos a tal anjo.
Fonte: Resta uma Esperança

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso tem haver com o avanço tecnológico e é uma questão administrativa importante para o governo não vejo motivo para extremismos e acho que há muita especulação por parte de alguns.