domingo, outubro 10, 2010

Não compreendi aquele texto de Jesus no qual Ele afirma que os discípulos fariam maiores obras do que Ele. ­- S.M., Praia Grande, SP.

Sua dúvida diz respeito ao texto de João 14:12: "Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em Mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, porque Eu vou para junto do Pai."

Pelo contexto do verso, vemos que as obras mencionadas envolvem tudo aquilo que Jesus fez uso para pregar o evangelho, palavras e milagres (ou sinais). Segundo o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, volume 5 [CD ROM, espanhol], quando Jesus afirmou que os discípulos fariam maiores obras, estava dizendo que as obras realizadas por eles seriam maiores em quantidade e não em qualidade. Isso porque "a obra de Cristo só havia abarcado uma pequena zona do mundo. Depois da ascensão, o Evangelho se espalharia por toda a terra". Diz o mesmo Comentário que após Cristo ascender ao Céu e enviar o Espírito Santo, foi possível no Pentecostes (ver Atos 2) dotar os discípulos com grande poder para proclamar o evangelho de modo que uns 40 anos mais tarde Paulo pôde dizer que o evangelho tinha sido pregado "a toda criatura debaixo do Céu" (Colossenses 1:23).
Como filhos de Deus, devemos contribuir para que Jesus volte logo. Podemos fazer isso usando os talentos que nos foram dados pelo Espírito Santo (1 Coríntios 12:1-11) para a pregação do evangelho: "esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão" (2 Pedro 3:12). As perguntas que devem nos levar a refletir são: Temos tomado parte na seara do Senhor? Temos ajudado Jesus a pregar a todas as pessoas? (Mateus 24:14). Poderemos, naquele dia em que nosso Salvador voltar, ser considerados por Ele "servos bons e fiéis" (Mateus 25:21) e "benditos do Pai"? (ver Mateus 25:34-46).

Leandro Quadros

Nenhum comentário: