quinta-feira, maio 19, 2011

O Batismo do Espírito Santo - Parte 1

Muitos Cristãos não pentecostais tem medo da expressão "batismo do Espírito Santo". Eles associam o termo a experiências consideradas extremistas e fanáticas. O batismo do Espírito pode trazer grande dose de emoção ao crente. Muitos associam o "falar em línguas" ao batismo do Espírito Santo. O verdadeiro dom de línguas é um dos dons do Espírito Santo, mas a presença das línguas não é requisito indispensável para a recepção do Espírito Santo.

Satanás tem feito muito para confundir e desorientar as pessoas com respeito a esse importantíssimo ensinamento bíblico.

Ellen White estava prevenida contra os estratagemas maquinados por Satanás para impedir a recepção desse dom por parte do povo de Deus.

"Como o ministério do Espírito tem importância vital para igreja de Cristo, é o decidido empenho de Satanás, por meio dessas excentricidades de gente desequilibrada e fanática, cobrir de opróbrio a obra do Espírito Santo e induzir o povo a negligenciar a fonte de virtude que Deus proveu para o Seu povo". O Grande Conflito, pág. 7.

O batismo do Espírito Santo simplesmente descreve a vida do crente sendo preenchida por Ele. Esse batismo também é chamado de plenitude e unção, e tem estado disponível aos cristãos desde o dia do pentecostes, há dois mil anos. Pedro associou o derramamento do Espírito ocorrido no Pentecostes com a "chuva temporã" da profecia de Joel (Atos 2:16-21).

Experiência e exemplo de Jesus

Jesus é nosso exemplo em todas as coisas. Vemos na sua vida o batismo do Espírito Santo como acoentecimento específico e distinto de Seu batismo nas águas. Foi essa dotação espiritual que O capacitou para as grandes vitórias sobre Satanás e O equipou para Seu ministério. A esperiência de Cristo serve de modelo para todo cristão. Cristo foi "gerado" do Espírito (Lucas 1:35). Foi dirigido pelo Espírito em Sua infância e adolescência(lucas 2:52). Depois de ter sido batizado nas águas, recebeu o batismo no Espírito pelo qual havia orado (Lucas 3:21 e 22). Desse ponto em diante foi um homem cheio do Espírito (Lucas 4:1). Depois de passar pelo batismo espiritual (plenitude ou unção do Espírito), Ele ficou preparado para confrontar Satanás e obter grandes vitórias sobre esse inimigo (Lucas 4:2-13). Daquele dia em diante, Jesus passou a ministrar no poder do Espírito (Lucas 4:14; Atos 10:38).

A experiência do Crente

A experiência de cada crente é seguir o exemplo de Cristo. Primeiramente o cristão nasce do Espírito e é batizado (João 3:5-8). No entanto, o batismo nas águas não é suficiente. O crente deve também ser batizado pelo Espírito Santo (Lucas 3:16). Desde o dia de Pentecostes, podemos dispor livremente desse batismo. para que o crente possa ter o poder de viver uma vida vitoriosa e ser uma bem sucedida testemunha de Cristo, ele precisa dessa plenitude espiritual (Atos 1:8).

Jesus prometeu que o Pai daria o Espírito àqueles que Lho pedissem (Lucas 11:13). Paulo nos diz que recebemos esse dom pela fé (Gálatas 3:14). Receber o Espírito prometido é tão importante que Paulo nos ordena: "Enchei-vos do Espírito!" (Efésios 5:18). Não se trata apenas de um ponto facultativo. É uma necessidade, caso o crente deseje experimentar a plena libertação oferecida pelo evangelho de Jesus Cristo.

Jesus disse que aqueles que cressem fariam as "obras" que ele fez e "obras ainda maiores" (João 14:12). Quando esteve na terra, Jesus só podia estar em um lugar de cada vez. Porém, quando subiu ao Pai, foi capacitado a estar em todos os lugares da terra pela habitação interior de Seus seguidores através do Espírito Santo (1 João 3:24). É assim que Jesus capacita os crentes a fazer as mesmas obras que ele realizou, pelo Espírito Santo, e essas obras serão maiores porque não estão mais limitadas geograficamente.

A promessa de Jesus cumpriu-se no dia do Pentecostes e nos dias que se seguiram. O evangelho foi pregado, pessoas foram convertidas, crentes desfrutaram união e alegria e doentes foram curados (Atos 2:46 e 47; 5:15 e 16). Foi esse o tipo de ministéio que Jesus realizou quando esteve na terra.

Recebendo o batismo do Espírito Santo depois do Pentecostes

Nem todos os crentes estavam reunidos no Pentecostes, o que suscita uma pergunta: "Como os crentes receberam o batismo do Espírito depois do Pentecostes?" A resposta se encontra no livro de Atos. Em algumas ocasiões o Espírito caiu sobre um grupo enquanto Pedro lhes falava (Atos 10:44-46; 11:15-17). Em Atos 8, os habitantes de Samaria foram levados pelo Espírito a aceitar a Cristo e ser batizados. No Entanto, eles ainda não haviam recebido o batismo do Espírito Santo. Pedro e joão saíram de Jerusalém e foram te com eles com o propósito específico de orar para que fossem batizados com o Espírito. Essa é uma indicação clara de que o batismo nas águas e o batismo no Espírito podem ser duas experiências distintas. O Espírito leva uma pessoa a aceitar a Cristo e a ser batizada nas águas. Essa, porém, é uma obra diferente do batismo do Espírito, que deve ser buscado quando a pessoa adquire a consciência de sua necessidade. Vemos, em Atos, que Paulo também recebeu o batismo do Espírito pela oração (Atos 9:17).

Quando um membro deseja orar para receber o batismo do Espírito Santo, uma soração sugestiva que pode ser usada é esta: "Pai Celestial, venho à Tua presença em nome do Teu Filho, Jesus Cristo. Quando esteve na terra, Jesus disse: se nós, que somos maus, sabemos dar boas dádivas aos nossos filhos, quanto mais o pai Celestial estará disposto a dar o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem. E teu servo Paulo disse que recemos o dom do Espírito pela fé. Portanto, Pai, venho diante de ti buscar o batismo do Espírito Santo. Em nome de Jesus, reclamo a promessa do batismo do Espírtito Santo. Oro para que Tu me enchas com a presença de Jesus, a fim de que Seu caráter seja plenamente manfesto em mim. oro para que o fruto do Espírito seja visto na minha vida e que meu testemunho por Jesus seja acompanhado como nunca dantes pelo poder do Teu Espírito. Agradeço-te, ó Pai, por escutares minha oração. Em nome de Jesus, amém."

Fonte: Extraído do livro "O Batismo do Espírito Santo" por Dennis Smith, páginas 28 a 31.


Nota: Para cair por terra o mito de que nós Adventistas do Sétimo Dia não cremos no batismo do Espírito Santo vou publicar aqui trechos do livro "O Batismo do Espírito Santo" escrito pelo pastor adventista Dennis Smith editado pela Casa Publicadora Brasileira. Peço ao leitor que acompanhe com a Bíblia este importante ensinamento bíblico imprescindível para nós cristãos.

Nenhum comentário: