sexta-feira, junho 05, 2009

Lição da Semana - Discipulado

“Nisto é glorificado o Meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis Meus discípulos” (João 15:8).
Discípulo é alguém que segue fielmente os ensinamentos de um mestre. Discípulo de JESUS é seguir, passo a passo, o que Ele ensinou. E fazer discípulos de JESUS significa ensinar a outros tudo o que Ele ensinou e viver como Ele viveu, para que esses outros entendam verdadeiramente os seus ensinos, e não se tornem discípulos enganados.
Aqui temos um grave problema, que precisamos encarar. Fomos encarregados de fazer discípulos de JESUS. Foi Ele quem nos encarregou. Está em Mateus 28:19, “ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações”.
É impressionante como os seguidores de ideologias que não são cristãs são fiéis às idéias de seus mestres. Por exemplo, Carl Marx, o idealizador do socialismo, revolucionário contra o capitalismo, ainda tem seguidores mundo afora. Eles nem mesmo sequer admitem idéias diferentes das dele, e chegam a ser radicais em seus pensamentos e atos. Não compartilho com esse ideólogo (embora seu sobre nome seja parecido com o meu), mas admiro seus seguidores. Por outro lado fico impressionado como muitos cristãos, se dizendo discípulos de JESUS, contudo vivem o dia-a-dia de modo tão flagrantemente diferente do que Ele ensinou.
Do que estamos falando aqui? Algo que deveríamos enfatizar mais, e que já quase não se prega em nossos ambientes sagrados. Se somos discípulos, e se estamos fazendo novos discípulos, devemos também exemplificar por meio de nossa vida diária o que ensinamos e como Ele viveu. É importante destacar que o sistema de discipulado tem esse ponto forte: ensinar pelas palavras e pelo exemplo. E esse é o método de JESUS. Porque fazer o que eu digo mas não poder fazer o que eu faço é o mais poderoso sistema de enganar as pessoas e de confundi-las. Veja bem, essa maneira de pregar o evangelho anda tão próxima da verdade que parece ser a verdade, mas não é. Não é a verdade e nem conta com o poder do ESPÍRITO SANTO, portanto, não é eficaz. Seis resultados não são duradouros, desaparecem em dias ou semanas. Trata-se de uma mistura que a Bíblia chama de prostituição. É uma mistura de verdade pregada com um modo errado de vivê-la, portanto, atrai para a verdade mantendo sempre no erro, pois que atraiu, está no erro. E as pessoas pensam estar na verdade e não se dão conta que estão perdendo a sua vida eterna. Vamos estudar esse assunto vital durante essa semana. E todos nós, a começar por este pequeno comentarista (perante DEUS não sou nada), vamos nesta semana encontrar algo para mudar em nossas vidas. Sim porque como disse JESUS: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me“ (Lucas 9:23; também em Mateus 16:24; Marcos 8:34).
Há três componentes para sermos verdadeiros discípulos, conforme esse verso:
ð
Negar-se a si mesmo (o que significa entrega a CRISTO para que nos transforme, mude algo em nós).
ð Tomar a sua cruz (ou seja, ter CRISTO no coração e na mente, pois “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:19-20)).
ð E seguir a JESUS, vivendo na vida prática como Ele viveria se fosse um de nós.

Lição 10 – Discipulado (parte 1)


Lição 10 – Discipulado (parte 2)


Lição 10 – Discipulado (parte 3)


Nenhum comentário: