terça-feira, março 03, 2009

Acampamentos de Verão 2009

650 pessoas participaram do tradicional acampamento de verão em Santa Bárbara do Sul

A forte chuva e a lama durante o acampamento de verão em Santa Bárbara do Sul, não impediu 650 jovens de louvar o nome de Deus. A invasão da água da chuva nas barracas, molhando colchões e roupas, poderia ter ofuscado a alegria de muitos, mas isso não aconteceu. Diante da observação daquele cenário o que mais chamava a atenção não era a chuva, nem a lama, mas jovens dispostos a brilhar por Jesus. Durante 4 dias, distantes dos acontecimentos do mundo, em meio a natureza, longe do conforto de suas casas o que se via eram jovens comprometidos e amantes de uma verdade. Jovens escolhidos por Deus para brilhar.

A "gauchada" como se referia aos acampantes o Líder de Jovens da União Sul Brasileira pastor Areli Barbosa, orador oficial do programa, sobreviveu ao "dilúvio" e não se ausentou da programação. Até o último dia de acampamento, na terça-feira, 24, a quantidade de pessoas presentes era praticamente a mesma do início na sexta-feira, 20.

Um dos momentos mais marcantes do acampamento aconteceu no sábado pela manhã, quando Maria Cristina Santana dos Santos foi surpreendida com o batismo do irmão Edson Vinícius Santana dos Santos. A surpresa emocionou o público, que na sua maioria não conteve as lágrimas. Maria Cristina conta que orava pela conversão do irmão há oito anos e revela que ver sua oração intercessória ser respondida lhe mostrou que vale a pena persistir, mesmo quando um contexto parece mostrar que é impossível que a conversão de alguém seja possível. "Deus me mostrou que pra Ele nada é impossível, vi a cena mais linda da minha vida, meu irmão, com um sorriso no rosto, descendo as águas batismais", relembra emocionada Maria Cristina. Além deste batismo, mais duas pessoas foram batizadas.

O acampamento proporcionou aos jovens uma programação diversificada. Entre os projetos realizados estava a Maratona da Comunhão, liderada pelo pastor Davi Reinert. Cada acampante tinha seu horário para ficar em oração, em uma tenda montada junto ao acampamento. "Foram 45 horas consecutivas de oração e comunhão com Deus, famílias orando, jovens e juvenis orando, sem cessar, conforme o propósito de Deus", ressalta Reinert. Contente com o sucesso da maratona e com a participação dos acampantes pastor Reinert relembra a participação de uma juvenil, de aproximadamente oito anos, que todos os dias às 7 horas se encontrava na tenda, de joelhos, orando. E desafia a todos, "que esse espírito de consagração e comunhão continue no decorre do ano".

Uma oportunidade de fortalecer a fé. É assim que Isaias Bueno, que há 25 anos participa do tradicional acampamento de verão de Santa Bárbara do Sul define os momentos que já viveu nos acampamentos. Para ele, que hoje faz parte da organização do evento é gratificante ver um público feliz e fortalecido espiritualmente.
De acordo com o pastor Areli Barbosa, desde que o pecado entrou no mundo é plano de Deus que o seu povo se reúna, se afaste da rotina do mundo, para relembrar os ideais e criar forças para continuar a carreira até o dia que não haverá mais essa necessidade. "Durante esses dias a juventude teve bons estímulos, exemplos, cultos de manhã, à noite, uma programação saudável e equilibrada é isso que o jovem deve levar ao voltar para a rotina, lembrar que a vida do cristão tem que ser temperada com equilíbrio, mas ele não pode esquecer que ele é passageiro aqui nesse mundo, ele está se preparando para uma pátria melhor e Deus quer que essa ideia fique na mente dele", aconselha.
Impressionado e animado com a juventude adventista da MOSR o líder de jovens da USB declara: "É gratificante vir ao Rio Grande do Sul e ver essa ‘gauchada' em meio há situações adversas como chuva, barro, e o desconforto que isso causa, sempre com muito ânimo, com muita disposição, pessoas dizendo que estavam felizes, isso é muito bonito, eu gosto de ver a ‘gauchada' e o espírito que eles tem e essa, é a imagem que levo daqui, uma juventude comprometida, que se espelha nos líderes, que espera da igreja e uma igreja que corresponde".
Barbosa lembra que é primordial que os programas realizados pela igreja tenham um cunho espiritual forte, "ele equilibra tudo, busque primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas", adverte. Segundo ele, o acampamento de Santa Bárbara do Sul serve como exemplo disso: "Aqui foi assim, ouve essa intenção por parte dos organizadores, de trabalhar o lado espiritual, de dar força e tempo para a parte espiritual e Deus quando vê isso, essa disposição por parte da liderança, Ele vem e abençoa, trazendo alegria e satisfação", elogia.
Para o coordenador geral, pastor Ericson Danise, foram dias incríveis. Marcados pela reverência de um público muito maior que as expectativas. "Uma juventude que soube mostrar sua alegria sem perder a inocência", afirma Danese.
Adão Bueno, 53 anos, que há mais de 30 anos cuida da infra-estrutura do local não esconde a emoção e o contentamento de ver tantas pessoas juntas unidas em um mesmo propósito, "Brilhar por Jesus". "Esse encontro nos faz pensar e imaginar em como será o maior encontro que teremos, quando Jesus voltar", declara "Seu Adão", com os olhos brilhando e um largo sorriso.
Santa Ceia - Uma viagem ao passado
Um ato solene. Uma viagem há dois mil anos no passado. Esse foi o objetivo da Santa Ceia realizada na última noite do acampamento. Tudo retratado em detalhes que remetiam ao tempo de Jesus. Uma mesa posta junto ao chão, cheia de cereais, pratos de barro para o pão, copos de barro para o vinho, discípulos vestidos com trajes típicos daquela época e sentados no chão próximos à mesa da ceia e pouca luz, fizeram com que os olhos dos acampantes viajassem literalmente no tempo e se reportassem ao tempo em que Jesus repartia o pão e o vinho fazendo uma aliança com o ser humano.Organizada pelo pastor Alex Escher e sua equipe a Santa Ceia impactou e emocionou os acampantes, tornando esse um momento singular, conforme descreve Douglas Tossin, de Lagoa dos Três Cantos, "único e especial, que proporcionou uma reconsagração a Deus".
Para o pastor Escher, o mais importante diante de tudo o que foi ali vivenciado, e o que deve permanecer na memória, são as decisões que ali foram tomadas. "Que as escolhas feitas durante o ano reflitam as decisões de cada um aqui", aconselha.
Declarações
"Tivemos aqui uma juventude consciente, disposta a viver de acordo com os princípios de Cristo e se preparando para a vida eterna." Ildo Fortes de Lima, 54 anos - IASD de Erval Seco
"Foi uma grande oportunidade para nos aproximarmos mais de Deus." Rosa Comim - Diretora JA IASD de Frederico Westphalen
"Impactante. Que o mesmo espírito de união que tivemos aqui permaneça durante o ano." Pastor Sandro Fagundes - Ministerial e Evangelista MOSR
"A gente esperava por muitas surpresas. E realmente fomos surpreendidos. Uma programação de excelente qualidade fazendo que nossos jovens se sintam valorizados. Sem dúvida nenhuma saíremos daqui melhores do que quando chegamos. Impulsionados a "Brilhar por Jesus". Luiz Carlos Gulles - Diretor JA IASD de Santo Ângelo
"O objetivo da nossa equipe era aproximar as pessoas de Jesus. Saímos de nossa rotina diária de trabalho dispostos a proporcionar a cada acampante um encontro com Deus e esse objetivo foi alcançado." Everton Moraes - Equipe de apoio
"Uma programação espiritual excelente. Se tivesse que ficar mais 15 dias eu ficaria." Doriani Moura - Jovem Adventista da IASD de Saldanha Marinho
Demais acampamentos também destacam bênçãos
Em Uruguaiana o acampamento de verão aconteceu às margens do rio Uruguai. Há 40 quilômetros da cidade. Ali 80 pessoas participaram. De acordo com o pastor Jabes Eli, dois momentos especiais marcaram a vida das pessoas que estavam presentes naquele local. A Santa Ceia que iniciou às 4 horas da madrugada e o batismo de quatro jovens ao nascer do sol.
Frutos das duplas missionárias e Clube de Desbravadores o acampamento de verão de Santa Maria também foi marcado por dois batismos. A ênfase missionária foi o foco do orador oficial do evento pastor Derli Agostini. Segundo os pastores Daniel Tapia e Ronaldo Feijó, 140 pessoas foram motivadas por meio das mensagens do orador a viverem e pregarem o evangelho. Outro ponto destacado pelos pastores foi à confraternização entre os distritos de Santa Maria, Parque Pinheiro Machado e Restinga Seca. O acampamento aconteceu no Centro de Recreação da Igreja Adventista em Santa Maria.
Na cidade de Santo Augusto, no Sítio de Lazer Stival, 65 pessoas também desfrutaram de momentos especiais ao lado de Deus durante o acampamento de verão. Lá, uma desbravadora foi batizada. Os pastores Ederson Jacinto e Izaque Santos foram os responsáveis pelas mensagens espirituais aos acampantes.
No Balneário Olhos de Água, na cidade de Bom Progresso, 160 jovens participaram do acampamento de verão promovido pelo distrito de Miraguaí. Para o pastor Manoel Messias, a integração dos jovens foi um dos pontos altos do acampamento. Que também, conforme o pastor proporcionou aos jovens uma excelente programação espiritual contando com o apoio dos pastores Cleiber Ziviani e Derli Agostini. O batismo de uma pessoa foi realizado durante o acampamento.
O próximo encontro dos jovens adventistas da MOSR será o IV Campori de Jovens que acontecerá de 30 de abril a 03 de maio, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson em Santa Rosa.
(Fonte: site da MOSR da IASD)

Nenhum comentário: