quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Ellen White contradiz Apocalipse 21:22?

Um internauta acusou a Sra. White de “falsa profetisa” por ela supostamente contradizer o texto de Apocalipse 21:22. A seguir, você verá que essa é mais uma falácia de quem não quer aceitar o dom profético dado a ela (claro: as Verdades bíblicas que ela traz incomodam…).
Vou estudar com você a citação de Ellen White e verá que ela de forma alguma contradiz a Bíblia em Apocalipse 21:22. A Sra. White é tão sincera e verdadeira que aconselhou: “Se os Testemunhos[livros dela] não falarem de acordo com a Palavra de Deus, pode rejeitá-los” – Testemunhos Para a Igreja, pág. 97 (2007). Não há no mundo um profeta que tenha coragem e sinceridade suficiente para fazer tal afirmação e desafio! Ela é uma profetisa verdadeira, sem dúvidas.
Vamos analisar a afirmação de João em partes:
1) O próprio João viu um santuário no Céu: “Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada.” Apocalipse 11:19.
Estaria ele se contradizendo? Não. O contexto é outro, e não o de Apocalipse 21:22. E, assim como João em Apocalipse 11:19, Ellen White no livro “Vida e Ensinos”, pág. 91, está se referindo ao santuário atual que existe no Céu. Veja a citação da referida página e compare-a com Apocalipse 11:19:
“No lugar santíssimo vi uma arca, cujo cimo e lados eram de ouro puríssimo. Em cada uma de suas extremidades estava um lindo querubim, com as asas estendidas sobre ela. Tinham o rosto voltado um para o outro, e olhavam para baixo. Entre os anjos havia um incensário de ouro. Por cima da arca, onde os anjos estavam, havia uma glória extraordinariamente fulgurante, com a aparência de um trono em que Deus habitava. Jesus ficou ao lado da arca e, ao ascenderem para Ele as orações dos santos, o incenso ardia e, com o incenso, Ele oferecia as orações a Seu Pai”.
João (em Apocalipse 11:19) e Ellen White (em “Vida e Ensinos”, pág. 91) vêem a arca que faz parte do santuário atual.
2) A declaração de Apocalipse 21:22 está noutro contexto. João descreve a visão que teve da cidade na Nova Terra. E Ellen White em “Vida e Ensinos” não está falando de Apocalipse 21:22 (assim como João de Apocalipse 11:19).
Quando o pecado for destruído, a igreja poderá morar novamente com Deus (Apocalipse 21:3) e não terá necessidade de um edifício para simbolizar a morada do Criador. Os rituais do santuário (intercessão e juízo) não mais existirão; Cristo terá cumprido Suas funções sacerdotais e, assim, não haverá necessidade dEle continuar ministrando pelos pecadores já glorificados. É isso o que Apocalipse 21:22 quer dizer.
Tal ensino não significa que o santuário de Deus será “derrubado”, mas, apenas que não terá função alguma por Cristo já ter resgatado os Seus. Será ótimo para os salvos vislumbrarem o santuário no qual Cristo intercedeu por nós!
Oro para que estude a Bíblia e Ellen White com critérios hermenêuticos a fim de que desfrute da mesma alegria que sinto quando me aprofundo na Palavra de Deus e nos Escritos dela – que tratam da Bíblia.
Fique na paz de Cristo,
Leandro Quadros.

Nenhum comentário: