segunda-feira, julho 02, 2012

Não use seus “problemas” como desculpas!


“Não posso passar no vestibular, porque venho de uma família pobre e nunca estudei em boas escolas”.
“Não consigo mudar determinado hábito, porque já sou velho”.
“Não posso fazer muitos planos para a vida, porque tenho depressão”.
Problemas e limitações são constantemente utilizados como desculpas para comportamentos inadequados ou atitudes de fracasso. É interessante pensar que pessoas de sucesso têm problemas e limitações como quaisquer outras, e ainda assim são pessoas de sucesso. Por que isso?
Para início de conversa, problema é aquilo que eu vejo como problema. Nascer em uma família pobre, ser velho, e até ter depressão será um problema de acordo com o olhar que você lança sobre essas situações. Para algumas pessoas, ser magra e alta é problema, enquanto para outras é uma boa oportunidade para tentar uma carreira de modelo. Para alguns, estar desempregado é um problema, para outros é uma ótima oportunidade de desenvolver habilidades empreendedoras. Então, problema é algo muito mais da mente de cada um do que da realidade em si. Arrisco dizer que existem poucos (ou raros) problemas a priori.
Nick Vujicic é um ótimo exemplo do que estou escrevendo até aqui. Sem braços e sem pernas, ele poderia ter mais limitações ou “problemas” que qualquer pessoa que conheço, mas é muito mais bem sucedido que a maior parte das pessoas que já conheci em toda minha vida. Pratica esportes, trabalha, é casado, e motiva pessoas por onde passa, simplesmente porque decidiu não usar seus “problemas”, sua deficiência física, como desculpa.
“Somos responsáveis, em parte, pela nossa própria motivação e ação. Nossos sucessos e fracassos iniciam-se dentro de nós!”. Não é por acaso que essa frase está na página inicial do meu site. De fato, eu acredito nisso e tenho fundamentos teóricos, e exemplos como o de Nick Vujicic, para fortalecer ainda mais a convicção de que nada nem ninguém pode ser usado como desculpa para o meu fracasso.

Nenhum comentário: