sexta-feira, outubro 07, 2011

É pecado o uso de imagens e gravuras Bíblicas?


Tem aparecido de vez em quando alguém que, por falta do verdadeiro conhecimento da palavra de Deus, têm tomado um ponto aqui ou outro ali para fazer "cavalo de batalha" contra a igreja de Deus. Algumas dessas pessoas podem ser bem intencionadas, mas isso não impede que estejam erradas.

Um dos pontos que tais pessoas gostam de explorar é a questão de quadros, gravuras, slides, enfim, figuras usadas na igreja nos livros e websites. Daí a razão deste estudo baseado na palavra de Deus.

A Bíblia foi dada para comunicar a salvação e nos ensinar como devemos agir em todas as coisas.

Em todas as partes encontramos na Bíblia, parábolas e experiências para estimular a imaginação do leitor em quadros vivos, como se as pessoas estivessem vendo as coisas que são relatadas nas Escrituras.

Deus, porém, não se contentou apenas em relatar histórias e parábolas ao transmitir a verdade, mas usou também sonhos e visões que eram verdadeiramente o áudio-visual de Deus para os profetas a fim de que pudessem compreender vendo, o que não entenderiam apenas ou vindo e lendo. Daí que, se o próprio Deus necessitou de usar o visual de sonhos e visões para fazer seus servos entenderem sua mensagem, quanto mais nós hoje em dia necessitamos usar gravuras para tornar a mensagem mais clara e atrativa, devido a nossa linguagem ser muito limitada e imperfeita. Por isso que a igreja sempre usou, desde o princípio, quadros ilustrativos na proclamação da verdade.

Vejamos o que diz a Bíblia:

1. Deus deu o Espírito Santo para que dois artistas pela ordem do próprio Deus bordassem anjos de várias cores nas cortinas do santuário que foi ordenado a Moisés fazer. Também o Senhor mandou fazer duas estátuas de anjos de ouro, para representar as hostes angélicas. Esta orientação foi dada por Deus após os dez mandamentos em Êxodo 20 (veja Êxodo 36:1-2,8 e 37:7-9)

2. Deus não proibia as imagens, mas sim sua ADORAÇÃO. Seria contraditório o Senhor Deus proibir estátuas em Êxodo 20:3,4 e mandar ele mesmo fazê-las em Êxodo 25:18 e Números 21:8,9. Deus proíbe a adoração das imagens, mas não proíbe gravuras e imagens para representar a verdade. Vejamos: Em Números 21:8,9 Deus mandou fazer uma imagem de serpente, para que os que olhassem para ela fossem curados. Por que Deus fez isso? Para que entendêssemos que uma mensagem pode ser dada através de uma figura, mesmo a figura de uma cobra.
Aliás, aquela imagem de serpente, diz o evangelho de João, era uma representação do Senhor Jesus Cristo na Cruz. Veja João 3:14.

Aquela imagem foi guardada por muitos anos. Mais tarde, porém, quando alguns quiseram adorar aquela serpente o rei Ezequias mandou destruí-la. Veja II Reis 18:4. Por que só foi destruída quando passou a ser adorada? Por que foi guardada por tanto tempo? Porque aquela serpente de metal lembrava um grande livramento de Deus e representava a sua salvação, por isso foi guardada e somente destruída quando passaram a adorá-la queimando-lhe incenso. O mal não estava na imagem em si, mas em adorá-la.

3. Outro exemplo bíblico é o do Templo construído por Salomão. Ali havia muitas figuras de plantas, animais e anjos e até estatuas, e o Senhor abençoou o Templo, pois todas aquelas figuras não eram com o objetivo de adoração, mas de ornamento e representação. (Veja I Reis 7:20,22,25,26,29,36 e II Crôn. 3:7,10,14.) Havia no Templo desenhos de romãs, flores de lírios, querubins, palmas, leões e bois. No entanto, com tantos desenhos, figuras e imagens, a glória de Deus encheu o Templo. Veja I Reis 8:10,11. As pessoas que combatem ilustrações e figuras na igreja, de certa forma, estão querendo ser mais rigorosas do que o próprio Deus, autor do mandamento.

Por que Deus aceitou uma casa tão cheia de imagens e figuras de anjos, flores plantas e animais? Deus aceitava a idolatria naquele tempo mesmo tendo-a proibido? Não, Deus não muda (Malaquias 3:6), e Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8). DEUS não proíbe figuras, como ELE MESMO DEU EXEMPLO, ele proíbe, isso sim, é adorar as figuras.

Aliás,- como já mencionamos, a Bíblia é um livro de figuras, especialmente no Apocalipse há muitas figuras, que foram mostradas ao apóstolo João.

Portanto, a Bíblia nos ensina a usar figuras e imagens para ilustrar e embelezar as coisas de Deus pois, diz o apóstolo Paulo, tudo o que foi escrito nas Escrituras o foi para o nosso ensino. Sigamos, pois o ensino da Palavra de Deus, em lugar do ensino de pessoas falhas, que querem proibir o que Deus não proibiu, indo além do que está escrito, pois isso as torna soberbas em relação aos outros irmãos. Veja I Cor. 4:16

Esses exemplos bíblicos são suficientes para que, todos os que quiserem, entendam que o uso de gravuras e desenhos servem como uma representação da mensagem e não como idolatria. Além disso, se Deus usou uma cobra para representar Jesus Cristo pode-se muito bem representá-lo com uma figura humana. E, assim como não era para adorar a cobra, nós também não adoramos figura qualquer nem mesmo a de Jesus, pois usamos as figuras com o mesmo objetivo que Deus usou: ornamentar, representar e ilustrar.

Pr. Demóstenes Neves

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jacy, fico muito feliz em ver o quanto Deus tem te usado para esclarecer as VERDADES da sua PALAVRA.

Olha, realmente Sátanas não está dormindo, nós últimos tempos ele tem atacado ferozmente as VERDADES da IGREJA DE DEUS.

Mas nós Adventistas, devemos ficar MUITO FELIZES quando somos atacados, pois isso um é SINAL de que vivemos e pregamos a VERDADE da PALAVRA de DEUS e de que REALMENTE somos ÁRVORES FRUTÍFERAS (alguém por acaso atira pedras em árvores que não dão frutos?.

Continue mostrando ao MUNDO o VERDADEIRO AMOR de DEUS.

DEUS é contigo!.

Te amo muitooooo e oro sempre por vocês.

Deus continue abençoando sua família.

Beijos...da cunhadinha Elda

Jacymara Gomes Ferreyra disse...

Olá Elda!
Obrigada pelas palavras. Deus seja louvado!
Vamos continuar disseminando a Verdade da Palavra de Deus onde quer que seja.
Beijos