Não é para ficar triste, mas existem duas verdades que você precisa saber
ao usar o Facebook:
ao usar o Facebook:
1. Seus amigos não vão receber tudo que você publicar.
2. A maioria dos seus fãs nunca verá suas atualizações,
Por quê?
O Facebook mede a relevância do que você
posta para determinar quais mensagens serão
ou não exibidas para seus amigos. Essa
medição se chama EdgeRank….
posta para determinar quais mensagens serão
ou não exibidas para seus amigos. Essa
medição se chama EdgeRank….
EdgeRank….é o algoritmo do Facebook que decide
quais histórias aparecem para usuário. O algoritmo esconde mensagens chatas, se a sua história não tiver boa pontuação, ninguém vai vê-la.
quais histórias aparecem para usuário. O algoritmo esconde mensagens chatas, se a sua história não tiver boa pontuação, ninguém vai vê-la.
Como funciona o EdgeRank
De acordo com pesquisas, apenas 12% das pessoas que curtiram sua página visualizam as atualizações dela. Infelizmente o Facebook não revela
como o EdgeRank funciona (é segredo), mas informa que seu post
passa por uma peneira de 3 critérios antes de ser espalhado para
seus amigos: afinidade, relevância e tempo.
como o EdgeRank funciona (é segredo), mas informa que seu post
passa por uma peneira de 3 critérios antes de ser espalhado para
seus amigos: afinidade, relevância e tempo.
Afinidade
Já percebeu que as notícias de alguns amigos e páginas aparecem muito mais do que outros? Isso acontece pela afinidade.
As páginas que o usuário mais interage, por meio de visitas, mensagens
no mural, visualização de fotos, curtindo, comentando ou compartilhando, dentre outros, são consideradas pelo Facebook como mais importantes
para o usuário. Com isso, as publicações ganham mais peso.
no mural, visualização de fotos, curtindo, comentando ou compartilhando, dentre outros, são consideradas pelo Facebook como mais importantes
para o usuário. Com isso, as publicações ganham mais peso.
Exemplos:
Se você tem um irmão e escreve sempre no mural dele, curte, comenta sempre seus conteúdos e tem 50 amigos em comum, significa que vocês tem alto grau de afinidade. Dessa forma o Facebook irá exibir mais frequentemente as mensagens que ele postar do que a de outros amigos que você quase não tem contato.
Outro exemplo, no caso das Páginas: se o seu fã sempre interage, curtindo, comentando e compartilhando, consequentemente a página receberá maior pontuação e aparecerá para o fã com mais frequência. Se a página interagir com o usuário respondendo seus comentários etc, isso também revelará maior afinidade.
Relevância
Cada ação do usuário sobre um post (curtir, comentar, compartilhar,
clicar) aumenta a relevância desse post. Quanto mais relevante for um post, mais o Facebook o exibe.
clicar) aumenta a relevância desse post. Quanto mais relevante for um post, mais o Facebook o exibe.
Não se sabe ao certo, mas se crê que cada ação possui um peso e esse
peso é diferente para cada pessoa. Exemplo: O que João mais faz
no Facebook é comentar fotos e Maria comentar links. Dessa forma,
o Facebook sabe que deve apresentar mais fotos para João e mais links
para Maria.
peso é diferente para cada pessoa. Exemplo: O que João mais faz
no Facebook é comentar fotos e Maria comentar links. Dessa forma,
o Facebook sabe que deve apresentar mais fotos para João e mais links
para Maria.
Também se crê, mas não existem provas de que:
- Fotos e vídeos são mais relevantes que textos e links.
- Publicações feitas através da própria página do Facebook, também são mais relevantes que publicações em aplicativos de terceiros, como o Hootsuite por exemplo.
- Novos recursos recebem pontuação mais alta logo que são lançados para incentivar o uso deles.
Tempo
Esse critério é o mais evidente. As mensagens mais novas têm prioridade
e são exibidas à frente das mensagens mais antigas. Quando o usuário
de loga as mensagens exibidas no mural são as mais relevantes e recentes.
e são exibidas à frente das mensagens mais antigas. Quando o usuário
de loga as mensagens exibidas no mural são as mais relevantes e recentes.
Como verifico meu EdgeRank
É possível ter uma ideia do seu EdgeRank verificando quantas pessoas foram alcançadas. Existem algumas ferramentas na internet que ajudam, mas não são exatas porque o Facebook não revela o segredo do seu algoritmo. Uma ferramenta de análise é opagelever.com.
Como melhorar seu EdgeRank
O algoritmo do Facebook que mede os critérios do EdgeRank é um mistério
e eles sempre mudam o peso de cada item, mas o que foi revelado é
que afinidade, relevância e tempo são fatores determinantes para que
o conteúdo seja visto por um maior número de fãs.
e eles sempre mudam o peso de cada item, mas o que foi revelado é
que afinidade, relevância e tempo são fatores determinantes para que
o conteúdo seja visto por um maior número de fãs.
Para que a página chegue a mais pessoas, alguns cuidados podem ser tomados:
1. Use imagens
A justificativa é simples: além de terem mais relevância de acordo com
os critérios adotados pelo Facebook, imagens possuem cores que se destacam do restante do feed de notícias e ocupam mais espaço. Isso chama mais
a atenção do usuário, fato que aumenta a probabilidade de cliques, curtidas
e comentários, tornando a publicação ainda mais relevante.
os critérios adotados pelo Facebook, imagens possuem cores que se destacam do restante do feed de notícias e ocupam mais espaço. Isso chama mais
a atenção do usuário, fato que aumenta a probabilidade de cliques, curtidas
e comentários, tornando a publicação ainda mais relevante.
2. Faça perguntas
Inserir perguntas no post é essencial para gerar interação. Exatamente o
que é preciso para aumentar a relevância da publicação. Pedir opinião, questionar as preferências dos fãs, fazer um Quiz, entre outras, são
algumas formas interessantes de fazer as pessoas interagirem com o conteúdo.
que é preciso para aumentar a relevância da publicação. Pedir opinião, questionar as preferências dos fãs, fazer um Quiz, entre outras, são
algumas formas interessantes de fazer as pessoas interagirem com o conteúdo.
Exemplos:
– “Clique aqui se você gosta de carne vegetal”.
– “Preencha a lacuna: ‘Eu gosto do sábado porque____________”.
– “Numa escala de 1 a 10, eu acho que os pais são responsáveis pelos atos dos filhos. Assista esse vídeo antes de dar sua opinião”.
– Responda “Sim / Não: Eu gosto de acordar cedo”. Leia ao artigo abaixo sobre dicas para uma boa noite de sono.
3. Escolha boas horas para postar o conteúdo
Entender os hábitos do seu público é essencial para a construção de qualquer planejamento para Mídias Sociais. Ao descobrir esses dados, você descobrirá quais os principais horários para postar o conteúdo nas páginas. O horário em que as publicações são feitas influência diretamente em sua relevância.
O domingo a noite, por exemplo, costuma ser ótimo para atualizações no Facebook. Vale a pena testar diversas opções.
4. Determine uma linha editorial de conteúdo e mantenha uma boa frequência
Ao entender os hábitos dos usuários-alvo, é possível determinar os tipos de conteúdo mais adequados. Mas, é necessário que as publicações sejam feitas sempre, porém, em quantidade moderada, para não haver exageros.
É importante levar em consideração que o Facebook é, para a maioria dos usuários, um canal utilizado como forma de lazer e diversão.
5. Peça para interagir
Incentive o usuário para curtir, comentar ou compartilhar seu conteúdo.
O fato é que não se pode negar que um “call to action” faz muita diferença
na hora de fazer a ativação do conteúdo. Usar verbos no imperativo
como curta, comente ou compartilhe, acabam convidando as pessoas
à interação de forma mais direta.
O fato é que não se pode negar que um “call to action” faz muita diferença
na hora de fazer a ativação do conteúdo. Usar verbos no imperativo
como curta, comente ou compartilhe, acabam convidando as pessoas
à interação de forma mais direta.
6. Use o promova ou publicidade
Se você quer garantir que seu conteúdo seja visto, use o recurso pago
do Facebook, o “promova”, que exibe a atualização para as pessoas que não
a veriam de forma orgânica (gratuita). Com o uso dessa ferramenta, é possível expandir o alcance da mensagem e conforme a interação do post, o alcance orgânico também aumenta.
do Facebook, o “promova”, que exibe a atualização para as pessoas que não
a veriam de forma orgânica (gratuita). Com o uso dessa ferramenta, é possível expandir o alcance da mensagem e conforme a interação do post, o alcance orgânico também aumenta.
7. Mensure seus resultados
O Facebook possui o fb.com/insigths para os administradores da página,
que mostra a quantidade de visualização de cada publicação, os cliques
e interações.
que mostra a quantidade de visualização de cada publicação, os cliques
e interações.
Ainda que o sucesso da sua iniciativa no Facebook não seja garantido
apenas com essas dicas, pode ter certeza que elas vão colocar seus posts
na frente de muita gente.
apenas com essas dicas, pode ter certeza que elas vão colocar seus posts
na frente de muita gente.
Muito sucesso,
Carlos Magalhães
Diretor de Web/Mobile da Rede Novo Tempo
Fontes:
http://www.tuddoweb.com.br/o-que-e-edgerank/http://resultadosdigitais.com.br/blog/como-o-edgerank-do-facebook-funciona-e-por-que-isso-e-importante-para-sua-empresa/
Fonte: Evangelismo Web (Via Advir)
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